Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Destaque > Notícias Undime > Debates sobre Educação Integral no Nordeste começam nesta quarta-feira (27)

Todas as notícias Categorias

27/09/2023 Undime

Debates sobre Educação Integral no Nordeste começam nesta quarta-feira (27)

Nova edição do Ciclo de Seminários Programa Escola em Tempo Integral acontece na cidade de Recife/PE, com transmissão pelo YouTube do MEC

O Seminário Programa Escola em Tempo integral na região Nordeste iniciou nesta quarta-feira (27), em Recife/PE, de maneira híbrida, com transmissão ao vivo pelo canal do Ministério da Educação (MEC) no YouTube. O objetivo do encontro é elaborar um documento nacional com os princípios orientadores da educação integral em tempo integral por etapas e modalidades na educação básica. 

A Undime foi representada na mesa de abertura pela Dirigente Municipal de Educação (DME) de Igarassu/PE e presidente da seccional de Pernanbuco, Andreika Asseker Amarante. “A escola em tempo integral não é só o aumento do tempo escolar, pois é preciso olhar também para as competências que envolvem as questões sociais e emocionais. Estamos muito felizes, pois a política está olhando justamente para essa questão, pensando na escola não só para aprendizagem formal, mas em um ambiente com olhar humanizado e com espaços ampliados para o desenvolvimento humano. A Undime está em contato com o MEC e à disposição para ajudar na construção da política”, disse Andreika.

Outros representantes da Undime na região Nordeste também participam do evento, como a Dirigente Municipal de Educação (DME) de Rio do Fogo/RN e presidente da seccional do Rio Grande do Norte, Joária de Araújo Vieira; o DME de Jucás/CE e presidente da seccional do Ceará, José Marques Aurélio de Souza; a DME de Açailândia/MA e presidente da seccional do Maranhão, Karla Janys Nascimento; o DME de Feliz Deserto/AL e presidente da seccional de Alagoas, Djalma Barros; o DME de Matinhas/PB e vice-presidente da seccional da Paraíba, Carlos Daniel Nascimento; a DME de Campo do Brito/SE e conselheira Nacional de Representantes da seccional de Sergipe, Perla Nelly Menezes Reboiras; e o DME de Recife/PE e conselheiro Nacional de Representantes da seccional de Pernambuco, Frederico da Costa Amâncio.

 

Programação

O evento acontece nos dias 27 e 28 de setembro com os seguintes painéis: “Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Fundamental – Orientações para o tempo integral nos anos iniciais e finais”; “Educação Ambiental: Os temas contemporâneos transversais em diálogo com a Educação Integral nos territórios”, “A arte, a cultura, o esporte, o meio ambiente, direitos humanos, a ciência e tecnologia na Política de Educação Integral em Tempo Integral” e “Princípios da Educação Integral em Tempo Integral na Educação Infantil – Orientações para o tempo integral em Creches e Pré-Escolas”.  

 

A programação completa e os palestrantes convidados estão na página do Ciclo de Seminários Programa Escola em Tempo Integral | Recife, clique aqui e veja.

Agenda

Os próximos seminários regionais serão na região Sudeste, em Diadema/SP, nos dias 4 e 5 de outubro, e nos dias 19 e 20 de outubro, em Porto Alegre/RS. Os encontros já foram realizados na região Centro-Oeste, em Cuiabá/MT, e na região Norte, em Belém/PA.

Fonte: Undime, com informações do MEC.

 


Parceria institucional