27/08/2025 Undime
Encontros do Conapeti e da Renapeti reuniram especialistas, gestores e articuladores discutindo parâmetros, formação e implementação da política nas redes de ensino
Representantes da Undime participaram, nesta terça-feira (26), em Brasília, da Reunião Ordinária de 2025 do Comitê Nacional do Programa Escola em Tempo Integral (Conapeti). Promovido pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), o encontro reuniu especialistas e gestores das redes estaduais e municipais de ensino para discutir a Minuta do documento de Subsídios aos Parâmetros da Educação Integral em Tempo Integral, etapa considerada fundamental para orientar a implementação da política em todo o país.
A Undime esteve representada por Petrúcio Ferreira, presidente da Undime Região Nordeste e Undime/RN, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Goianinha/RN; Jonatas Rêgo, presidente da Undime Região Sudeste e Undime/MG, DME de Mirabela/MG; Silvio Fidelis, presidente da Undime/MT e DME de Nobres/MT; Jucilene Fernandes, vice-presidente da Undime Região Sul e presidente da Undime/SC, DME de Balneário Rincão/SC; e Vivian Ka Melcop, assessora de políticas educacionais.
A reunião reforçou a importância do regime de colaboração entre União, estados e municípios para garantir que a educação integral seja implementada de forma consistente, com qualidade e equidade em todas as regiões do país. O processo de debate e construção coletiva do documento é considerado decisivo para assegurar que a política atenda às diferentes realidades educacionais do país. A expectativa é que, após essa etapa e aprovação pelos especialistas, a minuta seja encaminhada ao Conselho Nacional de Educação (CNE) ainda em 2025.
3º Seminário da Formação dos Articuladores Renapeti
Os representantes da Undime também participaram, na quarta-feira (27), do 3º Seminário da Formação da Rede Nacional dos Articuladores do Programa Escola em Tempo Integral (Renapeti).
O evento, que acontece nos dias 27 e 28 de agosto, tem por objetivo apoiar os articuladores da Renapeti para assistência técnica e interlocução com as Secretarias de Educação no âmbito do Programa Escola em Tempo Integral.
No decorrer dos dois dias a ideia é apresentar e subsidiar os articuladores para assistência técnica às redes no âmbito de ações integradas e intersetoriais em políticas de educação em tempo integral a partir do documento orientador formulado pela Cátedra Unesco a cidade que educa e transforma/UFFS e SEB/MEC; e finalizar a capacitação desse público no âmbito da execução financeira do programa Escola em Tempo Integral.
Neste momento, a instituição foi representada pelo presidente da Undime Região Nordeste e Undime/RN, DME de Goianinha/RN, Petrúcio Ferreira; pelo presidente da Undime/MT e DME de Nobres/MT, Silvio Fidelis; e pela vice-presidente da Undime Região Sul e presidente Undime/SC, DME de Balneário Rincão/SC, Jucilene Fernandes.
Fonte e fotos: Undime
Encontros do Conapeti e da Renapeti reuniram especialistas, gestores e articuladores discutindo parâmetros, formação e implementação da política nas redes de ensino Representantes da Undime participaram, nesta terça-feira (26), em Brasília, da Reunião Ordinária de 2025 do Comitê Nacional do Programa Escola em Tempo Integral (Conapeti). Promovido pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), o encontro reuniu especialistas e gestores das redes estaduais e municipais de ensino para discutir a Minuta do documento de Subsídios aos Parâmetros da Educação Integral em Tempo Integral, etapa considerada fundamental para orientar a implementação da política em todo o país. A Undime esteve representada por Petrúcio Ferreira, presidente da Undime Região Nordeste e Undime/RN, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Goianinha/RN; Jonatas Rêgo, presidente da Undime Região Sudeste e Undime/MG, DME de Mirabela/MG; Silvio Fidelis, presidente da Undime/MT e DME de Nobres/MT; Jucilene Fernandes, vice-presidente da Undime Região Sul e presidente da Undime/SC, DME de Balneário Rincão/SC; e Vivian Ka Melcop, assessora de políticas educacionais. A reunião reforçou a importância do regime de colaboração entre União, estados e municípios para garantir que a educação integral seja implementada de forma consistente, com qualidade e equidade em todas as regiões do país. O processo de debate e construção coletiva do documento é considerado decisivo para assegurar que a política atenda às diferentes realidades educacionais do país. A expectativa é que, após essa etapa e aprovação pelos especialistas, a minuta seja encaminhada ao Conselho Nacional de Educação (CNE) ainda em 2025. 3º Seminário da Formação dos Articuladores Renapeti Os representantes da Undime também participaram, na quarta-feira (27), do 3º Seminário da Formação da Rede Nacional dos Articuladores do Programa Escola em Tempo Integral (Renapeti). O evento, que acontece nos dias 27 e 28 de agosto, tem por objetivo apoiar os articuladores da Renapeti para assistência técnica e interlocução com as Secretarias de Educação no âmbito do Programa Escola em Tempo Integral. No decorrer dos dois dias a ideia é apresentar e subsidiar os articuladores para assistência técnica às redes no âmbito de ações integradas e intersetoriais em políticas de educação em tempo integral a partir do documento orientador formulado pela Cátedra Unesco a cidade que educa e transforma/UFFS e SEB/MEC; e finalizar a capacitação desse público no âmbito da execução financeira do programa Escola em Tempo Integral. Neste momento, a instituição foi representada pelo presidente da Undime Região Nordeste e Undime/RN, DME de Goianinha/RN, Petrúcio Ferreira; pelo presidente da Undime/MT e DME de Nobres/MT, Silvio Fidelis; e pela vice-presidente da Undime Região Sul e presidente Undime/SC, DME de Balneário Rincão/SC, Jucilene Fernandes. Fonte e fotos: Undime