26/01/2026 Undime
MEC divulgou resultados de adesão nesta segunda (26). As redes municipais somam mais de 76 mil escolas e aproximadamente 16,5 milhões de estudantes, ampliando, de forma significativa, o alcance das ações em todo o país

Foto: Divulgação/MEC
O Ministério da Educação (MEC) consolidou a adesão de redes públicas de ensino ao programa Na Ponta do Lápis, iniciativa voltada à promoção da educação financeira, fiscal, previdenciária e securitária na educação básica. No âmbito municipal, 3.402 municípios aderiram à iniciativa, entre eles 22 capitais. Juntas, essas redes municipais somam mais de 76 mil escolas e aproximadamente 16,5 milhões de estudantes, ampliando o alcance das ações em todo o país de forma significativa.
Além disso, 25 estados e o Distrito Federal formalizaram participação no programa, reunindo mais de 29 mil escolas e cerca de 13,8 milhões de estudantes.
Instituído pela Portaria MEC nº 502/2025, o programa Na Ponta do Lápis busca fortalecer a formação cidadã dos estudantes, incentivando uma relação mais responsável e sustentável com o dinheiro e o consumo, além de estimular a compreensão crítica sobre temas como impostos, previdência e seguros, presentes no cotidiano da população.
Próximos passos – Após a formalização, as redes se comprometem a indicar um coordenador técnico, elaborar um plano de trabalho e mobilizar profissionais da educação para ações de formação, troca de experiências e disseminação de boas práticas, além de compartilhar informações necessárias ao monitoramento e à avaliação da iniciativa.
Para apoiar os entes federativos, o MEC disponibiliza um canal de atendimento, pelo e-mail: cogeb@mec.gov.br.
Fonte: MEC
MEC divulgou resultados de adesão nesta segunda (26). As redes municipais somam mais de 76 mil escolas e aproximadamente 16,5 milhões de estudantes, ampliando, de forma significativa, o alcance das ações em todo o país Foto: Divulgação/MEC O Ministério da Educação (MEC) consolidou a adesão de redes públicas de ensino ao programa Na Ponta do Lápis, iniciativa voltada à promoção da educação financeira, fiscal, previdenciária e securitária na educação básica. No âmbito municipal, 3.402 municípios aderiram à iniciativa, entre eles 22 capitais. Juntas, essas redes municipais somam mais de 76 mil escolas e aproximadamente 16,5 milhões de estudantes, ampliando o alcance das ações em todo o país de forma significativa. Além disso, 25 estados e o Distrito Federal formalizaram participação no programa, reunindo mais de 29 mil escolas e cerca de 13,8 milhões de estudantes. Instituído pela Portaria MEC nº 502/2025, o programa Na Ponta do Lápis busca fortalecer a formação cidadã dos estudantes, incentivando uma relação mais responsável e sustentável com o dinheiro e o consumo, além de estimular a compreensão crítica sobre temas como impostos, previdência e seguros, presentes no cotidiano da população. Próximos passos – Após a formalização, as redes se comprometem a indicar um coordenador técnico, elaborar um plano de trabalho e mobilizar profissionais da educação para ações de formação, troca de experiências e disseminação de boas práticas, além de compartilhar informações necessárias ao monitoramento e à avaliação da iniciativa. Para apoiar os entes federativos, o MEC disponibiliza um canal de atendimento, pelo e-mail: cogeb@mec.gov.br. Fonte: MEC https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2026/janeiro/mais-de-3-mil-municipios-aderiram-ao-na-ponta-do-lapis