Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Pibid e residência pedagógica em pauta

Todas as notícias Categorias

26/01/2018 Undime

Pibid e residência pedagógica em pauta

Aproveitando a estadia em Brasília para participar das audiências do Conselho Nacional de Educação (CNE), o presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), Alessio Costa Lima, foi convidado para participar de reunião na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O encontro aconteceu na última quinta-feira, 25 de janeiro, e contou com a participação da coordenadora geral de Programas de Valorização do Magistério, Claudete Batista Cardoso; a coordenadora geral de Formações de Docentes da Educação Básica, Izabel Pessoa; o assessor do diretor de Formação de Professores da Educação Básica, Paulo Sérgio Parro; e a coordenadora de Apoio à Inovação e à Pesquisa em Educação, Ana Carolina Villas Boas. A Capes está remodelando o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, denominado Pibid, e a residência pedagógica. Ambos os programas funcionarão concomitantemente no sentido de contribuir com o aperfeiçoamento dos egressos nos cursos de licenciatura.

A nova versão está sendo discutida entre a Capes e o Ministério da Educação. Para tanto, estão ouvindo outras instituições como a Undime, por exemplo. A ideia é que as redes de ensino e as escolas tenham uma ação mais protagonista na implementação dos referidos programas, manifestando interesse em realizar a adesão e apontando universidades que atendam os estudantes dos cursos de licenciatura dos municípios.

Tanto a Secretaria de Educação Básica (SEB/ MEC) como a Undime, vêm a ação como um avanço importante no que diz respeito à participação mais efetiva das redes de ensino e escolas para a melhoria da qualificação dos programas e consequentemente melhor êxito, integrando universidades, sistemas de ensino e escolas.

Esse foi um primeiro encontro para ouvir a Undime e suas contribuições.

Fonte: Undime


Parceria institucional