Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime promove seminário para debater a Base Nacional Comum Curricular

Todas as notícias Categorias

22/01/2016 Undime

Undime promove seminário para debater a Base Nacional Comum Curricular

(Foto: Undime)

A Undime promoveu nos dias 20 e 21 de janeiro, o seminário “Base Nacional Comum Curricular em debate: desafios, perspectivas e expectativas”, com a participação do Conselho Nacional de Representantes, diretoria executiva e secretarias executivas das seccionais de todo o país. Ao final da reunião, os dirigentes e representantes das seccionais da Undime aprovaram documento com as contribuições ao documento preliminar da BNCC, apresentado pelo Ministério da Educação (MEC) em setembro do 2015.

A Base Nacional Comum está prevista na Lei do Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/ 2014). De acordo com a legislação, ela deve ser elaborada e encaminhada ao Conselho Nacional de Educação até 24 de junho de 2016. O MEC trabalha no sentido de cumprir esse prazo.

O portal da Base, desenvolvido pelo Ministério, vai receber contribuições ao documento até o dia 15 de março. Escolas, indivíduos e organizações podem enviar sugestões ao texto. A Undime solicitou ao MEC a criação do perfil “município”. A ideia é que os municípios que vierem a organizar seminários municipais, para aprofundarem as discussões, com a participação de professores de todas as escolas, tenham a oportunidade de inserirem suas contribuições de forma sistematizada.

“A Undime contribuiu com a indicação de professores para compor o grupo de 116 especialistas que construiu a proposta preliminar da Base; com a indicação de representantes das seccionais da Undime para compor o grupo de mobilização que promoveu a discussão da Base nos estados e, agora, realizamos esse seminário com intuito de reunir as sugestões dos dirigentes para apresentar ao Ministério”, afirmou o presidente da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte/ CE, durante a abertura do evento.

Até o momento, o Ministério já recebeu mais de 9,9 milhões de contribuições. Ainda de acordo com informações do MEC, o portal da Base conta com mais de 240 mil inscrições. Desse total, 21.584 são de escolas municipais.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participou da mesa de abertura do seminário, comentou sobre o atual estágio da Base e ressaltou que as contribuições são bem-vindas e devem ser feitas. Quanto ao processo de sistematização das contribuições ao documento, já que o número é bastante expressivo, o ministro foi claro: “Precisamos dar mais transparência ao processo”. Segundo ele, o MEC pretende tratar o processo de forma mais transparente e expor o que está sendo feito.

Também participaram da mesa de abertura a diretora da área programática da Unesco, Marlova Noleto; a secretária executiva do Movimento pela Base Nacional Comum, Alice Ribeiro; e a gerente de Educação Infantil da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Beatriz Ferraz. O seminário contou também com a participação do secretário de Educação Básica do MEC (SEB/ MEC), Manuel Palacios e com a diretora executiva do Instituto Inspirare, Anna Penido, representando a Centro de Referências em Educação Integral. Palacios adiantou que a ideia é apresentar a segunda versão do documento da Base Nacional Comum até 15 de abril.

Cada uma das instituições convidadas para debater o assunto no seminário - a Unesco, o Movimento pela Base Nacional Comum e o Centro de Referências em Educação Integral (Crei) - analisou o documento da Base e propôs contribuições ao texto. O resultado desses trabalhos foram apresentados ao dirigentes.

As demais atividades foram realizadas em grupo, a partir dos componentes curriculares. O objetivo foi trabalhar especificamente cada um deles e, em seguida, apresentar as sugestões em plenária. O documento com as contribuições da Undime deverá ser publicado em breve.

Clique aqui para ver as fotos do evento.

Fonte: Undime


Parceria institucional