Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime participa da semana de valorização da Primeira Infância no Senado

Todas as notícias Categorias

23/11/2016 Undime

Undime participa da semana de valorização da Primeira Infância no Senado

(Foto: Ag. Senado)

A implementação do Marco Legal da Primeira Infância foi o tema abordado pelo presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte/ CE, Alessio Costa Lima, nesta terça-feira (22), na IX Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura e Paz. O evento é uma realização do Senado Federal e vai até quinta-feira (24).

O seminário reúne especialistas e estudiosos nacionais e internacionais engajados em trazer novas informações do campo da ciência e da prática educacional que contribuam para a ação social de garantir mais atenção à Primeira Infância, período da vida que vai desde a concepção do bebê até os seis anos de idade, e é considerada a fase primordial para a formação e o desenvolvimento da criança.

O evento é gratuito, aberto à comunidade e tem como público-alvo representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, pedagogos, educadores, profissionais da saúde, psicólogos, além do público em geral interessado na temática.

O Marco Legal da Primeira Infância foi estabelecido por meio da Lei 13.257/ 2016. Após dois anos de discussões no Congresso Nacional, o texto foi aprovado, sem ressalvas, pela então presidenta Dilma Rousseff no dia 8 de março de 2016. O Marco Legal da Primeira Infância cria uma série de programas, serviços e iniciativas voltados à promoção do desenvolvimento integral das crianças desde a gestação até os seis anos de idade. Ele coloca a criança nessa faixa etária como prioridade no desenvolvimento de programas, na formação dos profissionais e na formulação de políticas públicas. Além disso, o Marco Legal está em consonância com o que prevê o Plano Nacional de Educação (PNE - Lei 13.005/ 2014) no que diz respeito a Meta 1, que trata da universalização da Educação Infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliação da oferta de Educação Infantil em creches.

Na ocasião o presidente da Undime falou sobre a “Agenda prioritária para a Primeira Infância: qualidade e equidade nas políticas públicas”, iniciativa de um grupo formado por representantes de institutos, fundações, entidades, movimentos e por especialistas das áreas de educação, saúde e assistência social, o qual a Undime integra. Segundo ele, o projeto está estruturado em sete ações estratégicas, que se subdividem em um conjunto de sugestões de atividades, além de pressupostos orientadores da formulação e implementação de políticas públicas para a Primeira Infância. O objetivo da Agenda foi incentivar os então candidatos às prefeituras municipais a assumirem o compromisso de governo de priorizar essa fase da vida.

"Estamos vivendo um momento muito oportuno com as últimas eleições municipais. Houve uma grande mudança de gestores que irão iniciar seus mandatos no próximo ano. Entendemos que devemos levar toda essa discussão acumulada até aqui pela Rede Nacional pela Primeira Infância sobre o Marco Legal e os desafios para elaborar os Planos Municipais pela Primeira Infância ao conhecimento desses novos gestores. Neste momento acredito que esse seja o nosso maior desafio", afirmou Alessio.

Os interessados podem acompanhar as discussões ao vivo pela internet por meio do canal no Youtube da TV Senado.

Confira o a íntegra do seminário no dia 22/11: https://www.youtube.com/watch?v=IsOBLtqHZi0

Fonte: Undime/ Fotos: Agência Senado


Parceria institucional