23/10/2017 Undime
(Foto: Halfpoint / Fotolia.com)
Gestores educacionais, especialistas e adolescentes constroem propostas objetivas para uma educação conectada com os adolescentes do século 21
Em setembro de 2017, gestores educacionais, especialistas e adolescentes de todo o país se encontraram em Brasília para debater os desafios e as oportunidades que permeiam os anos finais do Ensino Fundamental, uma etapa de ensino que costuma ficar em segundo plano no cenário da educação brasileira.
Promovido pelo Ministério da Educação em parceria com o Banco Mundial, o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o Instituto Inspirare, o Seminário Internacional – Desafios e Oportunidades para os Anos Finais do Ensino Fundamental buscou dar início a uma virada nesta realidade, culminando com a construção coletiva de um valioso conjunto de recomendações para transformar as redes de ensino e as escolas em espaços significativos, que promovam de fato o engajamento, a aprendizagem e o desenvolvimento dos adolescentes.
Confira abaixo as apresentações dos palestrantes e as recomendações elaboradas para conectar os Anos Finais com interesses, realidades e necessidades dos adolescentes do século 21.
Propostas:
Adolescência: Como contemplar as especificidades dessa etapa do desenvolvimento na educação?
Acolhimento: Como fazer a transição para os Anos Finais do Ensino Fundamental?
Apresentações dos palestrantes:
Carlos Moreno
Dados e desafios dos anos finais do ensino fundamental no Brasil
Laurence Steinberg
Idade da Oportunidade: Lic?o?es da Nova Cie?ncia da Adolesce?ncia
Márcia Campos
Experiência do Ceará: Poli?tica para Elevar a Qualidade do Ensino Fundamental II
Nuno Crato
Experiência de Portugal
Pilar Lacerda
Fundamental II: adolescentes e escola
Aaron Benavot
Transição para o Ensino Me?dio: a mudanc?a de perfil da Educac?a?o Ba?sica
Luiz Scorzafave
6º Ano Experimental: Avaliac?a?o de impacto (SMERJ)
Mine?a Paschoaleto Fratelli
Ciclo Autoral: Secretaria Municipal de Educac?a?o Sa?o Paulo
Rosália Lacerda
Projeto Trajeto?rias Criativas: Jovens de 15 a 17 no Ensino Fundamental
Tim McNamara
Projeto High Tech High: Desafios e Oportunidades para os anos finais do Ensino Fundamental
Uriel Kejsefman
Educac?a?o inovadora: Evide?ncias do ensino auxiliado pela tecnologia na I?ndia
Fonte: Porvir
(Foto: Halfpoint / Fotolia.com) Gestores educacionais, especialistas e adolescentes constroem propostas objetivas para uma educação conectada com os adolescentes do século 21 Em setembro de 2017, gestores educacionais, especialistas e adolescentes de todo o país se encontraram em Brasília para debater os desafios e as oportunidades que permeiam os anos finais do Ensino Fundamental, uma etapa de ensino que costuma ficar em segundo plano no cenário da educação brasileira. Promovido pelo Ministério da Educação em parceria com o Banco Mundial, o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o Instituto Inspirare, o Seminário Internacional – Desafios e Oportunidades para os Anos Finais do Ensino Fundamental buscou dar início a uma virada nesta realidade, culminando com a construção coletiva de um valioso conjunto de recomendações para transformar as redes de ensino e as escolas em espaços significativos, que promovam de fato o engajamento, a aprendizagem e o desenvolvimento dos adolescentes. Confira abaixo as apresentações dos palestrantes e as recomendações elaboradas para conectar os Anos Finais com interesses, realidades e necessidades dos adolescentes do século 21. Propostas: Adolescência: Como contemplar as especificidades dessa etapa do desenvolvimento na educação? Acolhimento: Como fazer a transição para os Anos Finais do Ensino Fundamental? Apresentações dos palestrantes: Carlos MorenoDados e desafios dos anos finais do ensino fundamental no Brasil Laurence SteinbergIdade da Oportunidade: Lic?o?es da Nova Cie?ncia da Adolesce?ncia Márcia CamposExperiência do Ceará: Poli?tica para Elevar a Qualidade do Ensino Fundamental II Nuno CratoExperiência de Portugal Pilar LacerdaFundamental II: adolescentes e escola Aaron BenavotTransição para o Ensino Me?dio: a mudanc?a de perfil da Educac?a?o Ba?sica Luiz Scorzafave6º Ano Experimental: Avaliac?a?o de impacto (SMERJ) Mine?a Paschoaleto FratelliCiclo Autoral: Secretaria Municipal de Educac?a?o Sa?o Paulo Rosália LacerdaProjeto Trajeto?rias Criativas: Jovens de 15 a 17 no Ensino Fundamental Tim McNamaraProjeto High Tech High: Desafios e Oportunidades para os anos finais do Ensino Fundamental Uriel KejsefmanEducac?a?o inovadora: Evide?ncias do ensino auxiliado pela tecnologia na I?ndia Fonte: Porvir https://goo.gl/rGugP4