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23/03/2017 Undime

Atividades do Programa Novo Mais Educação devem começar em março


(Foto: Undime)

Segundo a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/ MEC), as secretarias municipais de educação devem se organizar para que as escolas iniciem as atividades do Programa Novo Mais Educação ainda neste mês de março. Nesse sentido, a recomendação é que os municípios selecionem os mediadores e facilitadores imediatamente. É preciso, também, organizar as turmas para dar início às atividades.

A seleção dos mediadores e facilitadores deverá ser realizada pelos municípios, de acordo com as suas próprias normas e critérios discutidos e definidos junto às escolas. O perfil dos mediadores pode ser amplo, em função das especificidades e características de cada rede de ensino.

Ainda de acordo com o MEC, o Sistema de Acompanhamento e Monitoramento do Programa Novo Mais Educação será disponibilizado aos municípios na semana do dia 27 de março. A ideia é que os municípios utilizem o sistema para cadastrar os voluntários selecionados, turmas e os alunos participantes. A partir da inserção dessas informações, constará no sistema um instrumento de avaliação diagnóstica de caráter formativo que deve ser aplicado aos mediadores de aprendizagem previamente selecionados. O objetivo é que essa avaliação subsidie o Ministério da Educação no planejamento das ações de formação continuada que será ofertada aos mediadores.

O sistema permitirá que a escola informe sua situação atual e modifique, se necessário, as informações iniciais do Plano de Atendimento, inserido no PDDE Interativo no momento da adesão. Assim, será possível substituir, quando for o caso, as atividades escolhidas e o nome do articulador indicado.

Clique aqui para acessar o ofício enviado pelo MEC com as informações. (https://undime.org.br/uploads/documentos/phpZ8TsVq_58cad6a34904b.pdf)

O Programa Novo Mais Educação tem como finalidade principal contribuir para a alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em língua portuguesa e matemática das crianças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico; redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar; melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais; e ampliação do período de permanência dos alunos na escola.

Informações e/ ou dúvidas: (61) 2022 -7499; (61) 2022 -2228; (61) 2022 -9182; (61) 2022 -9286; (61) 2022 -9307 ou novomaiseducacao@mec.gov.br

Fonte: Undime com informações do MEC


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