Você está aqui: Página Inicial > Notícia > UNICEF propõe ao Ministro da Educação ampliação da Busca Ativa Escolar

Todas as notícias Categorias

15/02/2023 Undime

UNICEF propõe ao Ministro da Educação ampliação da Busca Ativa Escolar

Durante reunião realizada em Brasília, representantes do UNICEF Brasil conversaram com o ministro Camilo Santana sobre caminhos para superar os desafios do País na garantia do direito de crianças e adolescentes à Educação. Entre as estratégias está a Busca Ativa Escolar.

 (Foto: BRZ/Ministério da Educação)

 

O novo representante do UNICEF no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil, e o Ministro da Educação, Camilo Santana, junto com membros de suas equipes se reuniram nesta terça-feira (14) para discutir prioridades para a garantia do direito à Educação no Brasil. Eles conversaram sobre os principais desafios que o País vivencia depois de mais de dois anos da pandemia de covid-19, as possíveis estratégias para enfrentá-los e como UNICEF pode contribuir na resposta com os governos em níveis nacional, estadual e municipal.

O UNICEF enfatizou a importância de colocar a Educação como prioridade nacional pós pandemia, com foco na busca ativa das muitas crianças e dos muitos adolescentes que estão fora da escola; na recomposição das aprendizagens incluindo a alfabetização; na inclusão digital de todas as escolas, professores e estudantes; na implementação da educação integral; e nos investimentos para a transição de adolescentes da escola para o mundo do trabalho.

O UNICEF expôs suas preocupações com escolas que ainda estão fechadas em áreas vulneráveis do País, além dos desafios vividos por crianças e adolescentes migrantes e aquelas vivendo em territórios suscetíveis a desastres climáticos.

“Diante desses desafios, o UNICEF reafirma seu compromisso de colaborar com o Governo Federal e os governos de estados e municípios para a garantia do direito à Educação de crianças e adolescentes”, disse, Youssouf Abdel-Jelil, apresentando as principais iniciativas da organização.

O UNICEF propôs trabalhar junto com governos para ampliar a adesão à iniciativa Busca Ativa Escolar; para recuperar as perdas de aprendizagem agravadas pelo fechamento das escolas, por meio da iniciativa Trajetórias de Sucesso Escolar; e a inclusão produtiva de adolescentes e jovens vulneráveis por meio do 1 Milhão de Oportunidades; entre outras propostas.

Fonte: UNICEF

https://buscaativaescolar.org.br/noticia/unicef-propoe-ao-ministro-da-educacao-ampliacao-da-busca-ativa-escolar 


Parceria institucional