22/06/2017 Undime
Aplicação das avaliações diagnósticas e o lançamento dos resultados no sistema de monitoramento do Programa devem ser feitos até o dia 14 de julho
Para monitorar a implementação do Novo Mais Educação, observar se as ações estão impactando na aprendizagem dos estudantes e se estão reduzindo as desigualdades existentes, as escolas contempladas com os recursos do programa terão de aplicar avaliações e registrar os resultados no sistema de monitoramento e acompanhamento.
Para tratar do assunto, a Secretaria de Educação Básica (SEB/ MEC) enviou às secretarias de educação participantes do Programa Novo Mais Educação um ofício com todos os detalhes. Clique aqui para acessar o documento.
Os testes propostos para avaliar os estudantes têm por objetivo oferecer às escolas as condições para realizar um diagnóstico das habilidades básicas e essenciais que devem ser desenvolvidas pelos estudantes ao longo do ensino fundamental. A intenção é tornar mais produtivo o trabalho do mediador no desenvolvimento de estratégias para superar as dificuldades de aprendizagem detectadas e, com isso, auxiliar o trabalho realizado nas escolas. Nesse sentido, constituem-se como instrumento de apoio aos diretores, professores e mediadores.
O processo avaliativo foi planejado para as atividades pedagógicas realizadas nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa. Como etapa inicial desse processo, as redes têm à disposição um conjunto de avaliações que estão agrupadas em Alfabetização (1º, 2º e 3º anos), Letramento I (4º, 5º, 6º anos) e Letramento II (7º, 8º e 9º anos). Essas avaliações são consideradas pelo MEC e pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), como avaliações diagnósticas de entrada e devem balizar não apenas as ações de acompanhamento pedagógico das escolas, como também as ações formativas que estão sendo planejadas, no âmbito da SEB para articuladores e mediadores.
As avaliações abordam habilidades básicas e precisam ser aplicadas, considerando o aluno e seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, conforme orientações constantes do próprio sistema de monitoramento. A ideia é que no processo de acompanhamento pedagógico, a escola observe a construção dessas habilidades e considere as avaliações como ponto de partida para a organização desse trabalho.
Para tanto, as escolas precisam se organizar para, até 14 de julho de 2017, aplicar as avaliações diagnósticas de entrada e lançar os resultados, data em que as respectivas avaliações serão retiradas do sistema de monitoramento. De acordo com o MEC, a devolutiva dos resultados será realizada pelo Caed em agosto. Na oportunidade, será apresentada, também, uma análise pedagógica sobre o desempenho dos estudantes nos testes, bem como um roteiro para leitura e interpretação desses resultados, cujo objetivo é auxiliar as escolas na apropriação das informações produzidas a partir da avaliação.
Para esclarecer as dúvidas!
Com o objetivo de tornar o processo de comunicação mais eficiente, a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação divulgou um documento com perguntas e respostas sobre a execução e o monitoramento do Programa Novo Mais Educação. Para conhecê-lo, clique aqui.
Fonte: Undime
(Atualizada em 27/06/2017, às 12h51)
Aplicação das avaliações diagnósticas e o lançamento dos resultados no sistema de monitoramento do Programa devem ser feitos até o dia 14 de julho Para monitorar a implementação do Novo Mais Educação, observar se as ações estão impactando na aprendizagem dos estudantes e se estão reduzindo as desigualdades existentes, as escolas contempladas com os recursos do programa terão de aplicar avaliações e registrar os resultados no sistema de monitoramento e acompanhamento. Para tratar do assunto, a Secretaria de Educação Básica (SEB/ MEC) enviou às secretarias de educação participantes do Programa Novo Mais Educação um ofício com todos os detalhes. Clique aqui para acessar o documento. Os testes propostos para avaliar os estudantes têm por objetivo oferecer às escolas as condições para realizar um diagnóstico das habilidades básicas e essenciais que devem ser desenvolvidas pelos estudantes ao longo do ensino fundamental. A intenção é tornar mais produtivo o trabalho do mediador no desenvolvimento de estratégias para superar as dificuldades de aprendizagem detectadas e, com isso, auxiliar o trabalho realizado nas escolas. Nesse sentido, constituem-se como instrumento de apoio aos diretores, professores e mediadores. O processo avaliativo foi planejado para as atividades pedagógicas realizadas nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa. Como etapa inicial desse processo, as redes têm à disposição um conjunto de avaliações que estão agrupadas em Alfabetização (1º, 2º e 3º anos), Letramento I (4º, 5º, 6º anos) e Letramento II (7º, 8º e 9º anos). Essas avaliações são consideradas pelo MEC e pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), como avaliações diagnósticas de entrada e devem balizar não apenas as ações de acompanhamento pedagógico das escolas, como também as ações formativas que estão sendo planejadas, no âmbito da SEB para articuladores e mediadores. As avaliações abordam habilidades básicas e precisam ser aplicadas, considerando o aluno e seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, conforme orientações constantes do próprio sistema de monitoramento. A ideia é que no processo de acompanhamento pedagógico, a escola observe a construção dessas habilidades e considere as avaliações como ponto de partida para a organização desse trabalho. Para tanto, as escolas precisam se organizar para, até 14 de julho de 2017, aplicar as avaliações diagnósticas de entrada e lançar os resultados, data em que as respectivas avaliações serão retiradas do sistema de monitoramento. De acordo com o MEC, a devolutiva dos resultados será realizada pelo Caed em agosto. Na oportunidade, será apresentada, também, uma análise pedagógica sobre o desempenho dos estudantes nos testes, bem como um roteiro para leitura e interpretação desses resultados, cujo objetivo é auxiliar as escolas na apropriação das informações produzidas a partir da avaliação. Para esclarecer as dúvidas! Com o objetivo de tornar o processo de comunicação mais eficiente, a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação divulgou um documento com perguntas e respostas sobre a execução e o monitoramento do Programa Novo Mais Educação. Para conhecê-lo, clique aqui. Fonte: Undime (Atualizada em 27/06/2017, às 12h51)