21/08/2020 Undime
Informações devem ser inseridas no Sistema Educacenso até as 23h59, pelo horário de Brasília. Os dados devem ter como referência o dia 11 de março
Representantes das escolas públicas e privadas da educação básica do país devem declarar as informações do Censo Escolar 2020 até as 23h59 desta sexta-feira, 21 de agosto, pelo horário de Brasília. As instituições que ainda não informaram dados sobre gestores, turmas, alunos e profissionais escolares devem acessar o Sistema Educacenso e realizar a declaração.
O sistema está disponível desde o dia 27 de maio para a declaração da Matrícula Inicial, primeira etapa de coleta do Censo Escolar. Neste ano, o prazo foi de 87 dias, 27 a mais que o definido em anos anteriores (60 dias), em função da suspensão das atividades escolares, imposta pela pandemia de Covid-19.
As informações de matrículas declaradas ao Censo Escolar 2020 devem ter como referência o dia 11 de março de 2020. A data é imediatamente anterior ao início da suspensão das aulas no país e foi definida após diálogo mantido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com as coordenações estaduais e municipais das capitais do Censo Escolar das secretarias de Educação, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e a Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep).
A pesquisa é coordenada pelo Inep e realizada, anualmente, em regime de colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Os resultados do Censo Escolar orientam os repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para municípios e unidades da Federação. Além disso, a distribuição de recursos para merenda, livros didáticos e transporte escolar, por exemplo, é determinada pelas informações consolidadas por meio da pesquisa estatística.
Os dados coletados pelo Censo Escolar também contribuem para o cálculo de um conjunto de indicadores que possibilitam a compreensão da situação educacional no Brasil, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros, que inclusive são referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE).
Fonte/ Foto: Inep
Informações devem ser inseridas no Sistema Educacenso até as 23h59, pelo horário de Brasília. Os dados devem ter como referência o dia 11 de março Representantes das escolas públicas e privadas da educação básica do país devem declarar as informações do Censo Escolar 2020 até as 23h59 desta sexta-feira, 21 de agosto, pelo horário de Brasília. As instituições que ainda não informaram dados sobre gestores, turmas, alunos e profissionais escolares devem acessar o Sistema Educacenso e realizar a declaração. O sistema está disponível desde o dia 27 de maio para a declaração da Matrícula Inicial, primeira etapa de coleta do Censo Escolar. Neste ano, o prazo foi de 87 dias, 27 a mais que o definido em anos anteriores (60 dias), em função da suspensão das atividades escolares, imposta pela pandemia de Covid-19. As informações de matrículas declaradas ao Censo Escolar 2020 devem ter como referência o dia 11 de março de 2020. A data é imediatamente anterior ao início da suspensão das aulas no país e foi definida após diálogo mantido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com as coordenações estaduais e municipais das capitais do Censo Escolar das secretarias de Educação, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e a Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep). A pesquisa é coordenada pelo Inep e realizada, anualmente, em regime de colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Os resultados do Censo Escolar orientam os repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para municípios e unidades da Federação. Além disso, a distribuição de recursos para merenda, livros didáticos e transporte escolar, por exemplo, é determinada pelas informações consolidadas por meio da pesquisa estatística. Os dados coletados pelo Censo Escolar também contribuem para o cálculo de um conjunto de indicadores que possibilitam a compreensão da situação educacional no Brasil, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros, que inclusive são referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE). Fonte/ Foto: Inep https://bit.ly/3j2JQTm