Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Encontro IntegrAÇÃO recebe a nova diretoria da Undime Paraíba

Todas as notícias Categorias

21/05/2021 Undime

Encontro IntegrAÇÃO recebe a nova diretoria da Undime Paraíba

As reuniões com as novas gestões buscam a troca de experiências e a disseminação de saberes e conhecimentos 

 

Com o início de novas gestões nas seccionais da Undime em todos os estados, para o biênio 2021-2023, a instituição está realizando um ciclo de reuniões com as diretorias eleitas, no intuito de apresentar o modelo de organização e governança, a fim de estabelecer um trabalho articulado e coeso na defesa da educação pública municipal.

No segundo encontro do projeto IntegrAÇÃO, o presidente nacional da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/ SP, recebeu em reunião virtual o presidente da Undime Paraíba, Michael Lopes, Dirigente Municipal de Educação de Esperança, a vice-presidente Andrea Cavalcante, Dirigente Municipal de Educação de Guarabira, os membros titulares e suplentes da diretoria executiva estadual, do conselho fiscal estadual e do Conselho Nacional de Representantes, eleitos no Fórum Ordinário de 2021. Também participaram da conversa a secretária executiva da Undime/ PB Uilma Mendes Medeiros, e o presidente da Undime Região Nordeste, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Palhano/ CE.

Ao apresentar o planejamento estratégico da Undime, Luiz Miguel deu boas-vindas e destacou a pluralidade da instituição, que está em todos os municípios do país, contribuindo para a construção e defesa de uma educação pública com qualidade social, articulando, mobilizando e integrando as ações dos dirigentes municipais de educação em todo o Brasil.

“O planejamento estratégico é um instrumento para que a gente possa saber por onde andar e caminhar. Isso é fundamental. O documento foi pensado para que a gente tenha um elemento norteador”, explica.

Na oportunidade, Alessio Costa Lima, enquanto representante regional, apresentou os princípios da Undime aos novos integrantes, frisando a importância do trabalho desempenhado pela instituição ao representar os gestores da educação de todos os municípios brasileiros, ao primar pela a democracia, gestão democrática, transparência, ética; autonomia perante aos governos, partidos políticos, credos e a outras instituições; e visão sistêmica na organização da educação, fortalecendo o regime de colaboração entre os municípios, os estados e a União.

“A Undime já nasce com o compromisso de lutar por uma educação pública de qualidade social, inclusiva, para todos e todas. Essa é a função maior da instituição. A nossa luta é e sempre será pela escola pública, laica, gratuita e de qualidade social para todos e pelo estado democrático de direito”, afirma.

Durante o bate-papo, foram tratados temas como o Estatuto e Regimento da instituição, Governança, Manual de Integridade e Compliance, Planejamento estratégico, ações de incidência política e as estratégias da Undime: Busca Ativa Escolar e Conviva Educação.

O assessor jurídico da Undime, Dr. Evandro Borges, apresentou além do estatuto e regimento, o Manual de Implementação da Política de Integridade e Compliance (Conformidade). O documento aprovado em dezembro de 2020, normatiza e torna público o seu protocolo disciplinando rotinas e procedimentos a serem observadas no âmbito da Undime (nacional) e de suas Seccionais.

As reuniões com as novas gestões estaduais da Undime, buscam a troca de experiências e a disseminação de saberes e conhecimentos. O presidente da Undime Paraíba, Michael Lopes, agradeceu a iniciativa e demonstrou o intuito de somar junto à instituição. “Vamos juntos somando, crescendo e avançando para dar um suporte maior aos Dirigentes Municipais de Educação que clamam por ajuda”, explica.

Michael ainda acrescenta que a expectativa para o biênio é de grandes transformações, avanços e aproximação da instituição com as prefeituras e secretarias de educação: “se a Undime já tinha essa grandiosidade na Paraíba, nós queremos avançar muito mais, queremos ter muito mais diálogo com as instituições que verdadeiramente têm compromisso com a educação pública. Queremos avançar juntos”, conclui.

O próximo encontro IntegrAÇÃO Undime será no dia 25 de maio, com a Undime Sergipe.

 

Fonte: Undime 


Parceria institucional