Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > FNDE divulga manual de aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar

Todas as notícias Categorias

21/03/2016 Undime

FNDE divulga manual de aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) divulgou na semana passada a segunda edição do manual de aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar. A nova edição foi atualizada com a Resolução CD/FNDE nº 04/2015 que trata de alterações no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O manual está disponível na página do FNDE na versão em pdf e pode ser acessado aqui.

O documento contém 60 páginas e está dividido em três partes: apresentação, funcionamento e anexos. Além disso, é didático, fácil de ser compreendido e contém ilustrações.

Sobre o Pnae

O Programa Nacional de Alimentação Escolar, implantado em 1955, contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional.

São atendidos pelo Programa os alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público), por meio da transferência de recursos financeiros.

O Pnae tem caráter suplementar, como prevê o artigo 208, incisos IV e VII, da Constituição Federal, quando determina que o dever do Estado (ou seja, das três esferas governamentais: União, estados e municípios) com a educação é efetivado mediante a garantia de "educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até cinco anos de idade" (inciso IV) e "atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde" (inciso VII).

De acordo com a Lei 11.947 de 2009, "do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no âmbito do PNAE, no mínimo 30% deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas".

Fonte: Undime com informações do FNDE


Parceria institucional