21/01/2025 Undime
Solicitada pelas redes de ensino e por gestores escolares, medida contribuirá com informações para o aprimoramento de políticas educacionais. Formulário pode ser preenchido a partir desta segunda, 20 de janeiro
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), reabriu o Diagnóstico das Escolas 2024 para o preenchimento por parte das redes de ensino e de gestores escolares. Com a medida, a pasta receberá respostas a partir desta segunda-feira, 20 de janeiro. Assim, todas as escolas poderão participar e contribuir com informações que serão utilizadas para o aprimoramento das políticas educacionais que envolvem a educação básica. Para participar, diretores devem acessar a plataforma PDDE Interativo, do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
A reabertura do prazo atende a pedidos das redes de ensino e de gestores escolares que, por causa das férias escolares e das mudanças de gestão nas redes e escolas, não tiveram tempo hábil para responder ao Diagnóstico. “Esse é um período de transições que podem gerar desafios logísticos e administrativos e, por isso, foi estendido o prazo para envio das respostas, permitindo que todos possam participar de forma completa e assertiva. Até o momento, mais de 84 mil respostas já foram enviadas por escolas de todo o Brasil”, disse Anita Stefani, diretora de Apoio à Gestão Educacional da SEB.
Diagnóstico – O estudo é uma ferramenta criada para mapear as necessidades, as realidades e os desafios enfrentados pelas escolas, permitindo a criação de políticas mais eficientes e direcionadas para a melhoria da educação no país. Nesse sentido, sua contribuição é importante para o MEC ter um panorama completo da educação no Brasil e garantir um planejamento mais eficaz.
O diagnóstico está organizado em 11 blocos e 26 temas que proporcionam a identificação de lacunas, o que é fundamental para subsidiar o gestor na tomada de decisões. O Diagnóstico das Escolas é realizado a partir de recortes conceituais da realidade da escola que direcionam o olhar para aspectos relevantes do funcionamento da instituição. Os dados também serão utilizados pelo MEC para tomada de decisões mais assertivas na elaboração de ações e políticas.
Clique aqui e confira um passo a passo com orientações para gerenciar acesso ao PDDE Interativo.
Fonte: MEC
Solicitada pelas redes de ensino e por gestores escolares, medida contribuirá com informações para o aprimoramento de políticas educacionais. Formulário pode ser preenchido a partir desta segunda, 20 de janeiro O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), reabriu o Diagnóstico das Escolas 2024 para o preenchimento por parte das redes de ensino e de gestores escolares. Com a medida, a pasta receberá respostas a partir desta segunda-feira, 20 de janeiro. Assim, todas as escolas poderão participar e contribuir com informações que serão utilizadas para o aprimoramento das políticas educacionais que envolvem a educação básica. Para participar, diretores devem acessar a plataforma PDDE Interativo, do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). A reabertura do prazo atende a pedidos das redes de ensino e de gestores escolares que, por causa das férias escolares e das mudanças de gestão nas redes e escolas, não tiveram tempo hábil para responder ao Diagnóstico. “Esse é um período de transições que podem gerar desafios logísticos e administrativos e, por isso, foi estendido o prazo para envio das respostas, permitindo que todos possam participar de forma completa e assertiva. Até o momento, mais de 84 mil respostas já foram enviadas por escolas de todo o Brasil”, disse Anita Stefani, diretora de Apoio à Gestão Educacional da SEB. Diagnóstico – O estudo é uma ferramenta criada para mapear as necessidades, as realidades e os desafios enfrentados pelas escolas, permitindo a criação de políticas mais eficientes e direcionadas para a melhoria da educação no país. Nesse sentido, sua contribuição é importante para o MEC ter um panorama completo da educação no Brasil e garantir um planejamento mais eficaz. O diagnóstico está organizado em 11 blocos e 26 temas que proporcionam a identificação de lacunas, o que é fundamental para subsidiar o gestor na tomada de decisões. O Diagnóstico das Escolas é realizado a partir de recortes conceituais da realidade da escola que direcionam o olhar para aspectos relevantes do funcionamento da instituição. Os dados também serão utilizados pelo MEC para tomada de decisões mais assertivas na elaboração de ações e políticas. Clique aqui e confira um passo a passo com orientações para gerenciar acesso ao PDDE Interativo. Fonte: MEC https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2025/janeiro/mec-reabre-preenchimento-do-diagnostico-das-escolas-2024