20/09/2022 Undime
Transmissão aconteceu pelo Conviva Educação nesta segunda-feira (19) e está disponível no Youtube e na galeria de vídeos da plataforma
O Conviva Educação pautou nesta segunda-feira, 19 de setembro, os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizado no ano passado. A transmissão teve como tema "O que revelam os resultados do SAEB 2021?" e contou com as participações do presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP; do vice-presidente da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE; e da diretora executiva da Fundação CAEd/UFJF, Lina Kátia Mesquita de Oliveira.
Os resultados do Saeb e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 foram divulgados pelo Ministério da Educação e Inep na última sexta-feira, 16 de setembro.
Nesta edição de 2021, 5.320.116 estudantes realizaram a prova, representando uma participação de 71,27% dos alunos previstos. Números expressivos que dão confiabilidade aos resultados, ao tempo em que refletem o esforço das redes municipais e estaduais de educação para avaliar a aprendizagem de seus estudantes, em um cenário adverso de pandemia.
Ao longo do debate, o presidente da Undime falou sobre o posicionamento da Undime intitulado "Resultados do Saeb 2021 - O momento é de comemoração" e explicou o que, de fato, a Undime comemora e o porquê; o vice-presidente apresentou um histórico sobre o Saeb bem como falou da importância do olhar atento para com os resultados das avaliações em 2021 e ressaltou que, quanto ao Ideb, nesta edição específica, o índice foi fortemente comprometido pela aprovação quase total dos estudantes, causada pela implementação do continuum curricular, o que elevou a quase 100% a taxa de aprovação, encobrindo a queda no desempenho da aprendizagem e distorcendo, significativamente para maior, a sua média final. E, por fim, Lina Kátia falou sobre o contexto em que as avaliações foram realizadas e comparou resultados dos anos iniciais e finais do ensino findamental e do ensino médio.
Assista à íntegra do debate aqui.
Acesse o posicionamento da Undime sobre os resultados do Saeb 2021.
Confira os resultados do Saeb 2021.
Confira os resultados do Ideb 2021.
Fonte: Undime
Transmissão aconteceu pelo Conviva Educação nesta segunda-feira (19) e está disponível no Youtube e na galeria de vídeos da plataforma O Conviva Educação pautou nesta segunda-feira, 19 de setembro, os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizado no ano passado. A transmissão teve como tema "O que revelam os resultados do SAEB 2021?" e contou com as participações do presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP; do vice-presidente da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE; e da diretora executiva da Fundação CAEd/UFJF, Lina Kátia Mesquita de Oliveira. Os resultados do Saeb e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 foram divulgados pelo Ministério da Educação e Inep na última sexta-feira, 16 de setembro. Nesta edição de 2021, 5.320.116 estudantes realizaram a prova, representando uma participação de 71,27% dos alunos previstos. Números expressivos que dão confiabilidade aos resultados, ao tempo em que refletem o esforço das redes municipais e estaduais de educação para avaliar a aprendizagem de seus estudantes, em um cenário adverso de pandemia. Ao longo do debate, o presidente da Undime falou sobre o posicionamento da Undime intitulado "Resultados do Saeb 2021 - O momento é de comemoração" e explicou o que, de fato, a Undime comemora e o porquê; o vice-presidente apresentou um histórico sobre o Saeb bem como falou da importância do olhar atento para com os resultados das avaliações em 2021 e ressaltou que, quanto ao Ideb, nesta edição específica, o índice foi fortemente comprometido pela aprovação quase total dos estudantes, causada pela implementação do continuum curricular, o que elevou a quase 100% a taxa de aprovação, encobrindo a queda no desempenho da aprendizagem e distorcendo, significativamente para maior, a sua média final. E, por fim, Lina Kátia falou sobre o contexto em que as avaliações foram realizadas e comparou resultados dos anos iniciais e finais do ensino findamental e do ensino médio. Assista à íntegra do debate aqui. Acesse o posicionamento da Undime sobre os resultados do Saeb 2021.Confira os resultados do Saeb 2021.Confira os resultados do Ideb 2021. Fonte: Undime