Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime Sergipe realiza 3º Fórum Extraordinário

Todas as notícias Categorias

20/07/2022 Undime

Undime Sergipe realiza 3º Fórum Extraordinário

Mais de 55 dirigentes municipais de educação se reúnem em torno de debates sobre os desafios dos gestores no pós pandemia

O 3º Fórum Extraordinário da Undime Sergipe reúne em Aracaju mais de 55 dirigentes municipais de educação em torno de palestras e bate-papo com o tema central “Os desafios dos Dirigentes Municipais de Educação no pós pandemia”. O evento foi aberto nesta terça-feira (19) e segue até quarta-feira (20). A anfitriã é a presidente da Seccional e Dirigente de Nossa Senhora do Socorro/SE, Josevanda Franco.

Na fala de abertura, Josevanda Franco destacou que encontros como este são essenciais, já que o período exige sair da rotina e avançar sobre novas possibilidades com foco na melhoria da qualidade do ensino ofertado pelos municípios. “O ano de 2022 é especial no retorno das atividades presenciais e precisamos reunir os gestores, os dirigentes e discutirmos as melhores formas de adequarmos a recomposição da aprendizagem”, destaca.

A primeira palestra do dia trouxe como convidado o secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, que fez uma explanação sobre os desafios escolares, administrativos, socioemocionais, as perdas de aprendizagem, entre outros. Ele também fez uma explicação sobre a implementação do Novo Fundeb, com a distribuição das parcelas Valor Anual por Aluno (VAA) e o Valor Anual Total Mínimo por Aluno (VAAT).

O secretário ainda falou sobre os impactos da implementação do ICMS Social e as regras de transição. “Agora os recursos virão por meio do desempenho educacional. A educação passa a ser uma preocupação de todos os municípios, porque eles terão mais ou menos receita do ICMS de acordo com os resultados educacionais”, explicou.

Programação

Ainda pela manhã, o 3º Fórum contou com a palestra do Procurador Geral do Tribunal de Contas de Sergipe, João Augusto Bandeira de Melo, que trouxe para o evento a importância do “Índice de Eficiência Educacional'. “Acredito que a recomposição da aprendizagem é essencial. O Índice de Eficiência Educacional mostra que nos municípios em que os estudantes aprendem mais, não necessariamente o custo-aluno é mais elevado. Então a preocupação não está só no dinheiro, mas também no planejamento e gestão pedagógica, e no esforço para que cada criança e adolescente possam aprender, utilizando métodos mais modernos”, declarou.

A programação do dia finalizou com o tema “Recomposição da Aprendizagem”, ministrada pela professora doutora e mestra em Educação, Valéria de Souza. Também ocorreu a votação e posse dos cargos vacantes da Undime/SE, a exemplo do vice-presidente que teve como eleito o Dirigente Municipal de Educação de Aracaju, professor Ricardo Abreu.

Segundo dia

Nesta quarta-feira (20), os professores Vilmar Klemann e Josevanda Franco debaterão sobre o tema “Undime fortalecida: abordagem sobre o Manual de Compliance, Conviva Educação e LGPD”. Haverá também palestra sobre “Programa Alfabetizar pra Valer e Formação em Gestão Administrativa Orçamentária e Financeira”, com a diretora da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam/Seduc), professora Andrea Dantas. Outra palestra será sobre “Educação Financeira”, com Luís Salvatore, diretor presidente do Instituto Brasil Solidário.

Pela tarde, os participantes serão abordados assuntos como “Avaliação diagnóstica e Programa Brasil na Escola”, ministrada pela professora Denise Dias, coordenadora geral do Ensino Fundamental do Ministério da Educação (MEC); e “Novas Abordagens da Educação Infantil”, com a professora Raquel Tavares Vieira John, coordenadora geral de Educação Infantil do MEC.

Fonte: Undime/SE com adaptações
Fotos: Undime/SE


Parceria institucional