Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Notícias Undime > Projeto "Território do Brincar" aborda as sutilezas dos gestos infantis e a espontaneidade do brincar

Todas as notícias Categorias

20/05/2016 Undime

Projeto "Território do Brincar" aborda as sutilezas dos gestos infantis e a espontaneidade do brincar

O projeto "Território do Brincar" é um trabalho de pesquisa, intercâmbio e difusão da cultura infantil, coordenado pela educadora Renata Meirelles e pelo documentarista David Reeks, e correalizado pelo Instituto Alana. Ao longo de dois anos, os coordenadores do projeto visitaram 14 comunidades, de diferentes regiões brasileiras, com o objetivo de registrar as sutilezas dos gestos infantis e a espontaneidade do brincar. A partir desses registros, surgiram diversas produções culturais, como livros, filmes de curta metragem, exposições, artigos, séries para TV e também um filme de longa metragem, lançado em maio de 2015.

O longa já alcançou mais de 50 mil pessoas em todo Brasil e está disponível na web por meio da Plataforma VideoCamp, a qual reúne filmes capazes de movimentar assuntos socialmente relevantes e permite aos interessados realizar exibições públicas.

Para realizar uma exibição pública do filme por meio da plataforma VideoCamp, basta realizar o cadastro na Plataforma e seguir o passo a passo. Além de permitir a exibição pública, a plataforma oferece um espaço exclusivo para educadores trocarem informações sobre os filmes disponíveis e compartilharem os planos de aula.

Dentre as produções culturais realizadas por meio do projeto, também foi lançado o material "Diálogo com Escolas". Fruto da parceria com seis escolas brasileiras, o material é composto por um livro e um documentário e busca inspirar educadores a potencializar o brincar dentro e fora da escola.

Projeto promoverá videoconferência na próxima terça-feira, dia 24 de maio

Em 2016, ainda pensando neste diálogo com a educação, o projeto "Território do Brincar" lançou a série de videoconferências "Diálogos do Brincar". A iniciativa é destinada aos educadores, professores e gestores envolvidos direta ou indiretamente com bebês e crianças e busca abrir diálogos sobre a educação, a infância e o brincar.

A próxima videoconferência será realizada na próxima terça-feira (24), às 19 horas. O tema será: “O tempo da criança” e a atividade será conduzida pela educadora Luiza Lameirão. A programação com a próxima videoconferência da série e o link para assistir às anterior estão disponíveis aqui.

Fonte: Instituto Alana com adaptações


Parceria institucional