20/04/2016 Undime
A Semana de Ação Mundial (SAM) 2016 será realizada no período de 30 de maio a 3 de junho em todo o Brasil. Os interessados em solicitar os materiais impressos da SAM (livretos do Plano Nacional de Educação e dos royalties do petróleo para a educação) têm até 30 de abril para requisitá-los por meio do portal da SAM. Para tanto, é preciso preencher uma ficha virtual.
Segundo a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, há um limite para impressão dos materiais. Por isso, a recomendação é solicitá-los o quanto antes. Já aqueles que têm interesse em acessar os materiais de forma eletrônica, os livretos também estão disponíveis no portal da SAM e podem ser baixados.
Este ano, a proposta da Semana de Ação Mundial é debater os seguintes assuntos: o segundo ano do Plano Nacional de Educação (PNE - Lei 13.005/ 2014), o Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi). Portanto, o lema será: "Agora é Lei! Com o CAQi da Campanha, todo mundo ganha! Sem mais desigualdades, junt@s na diversidade, por uma educação pública de qualidade."
A ideia da SAM é que qualquer pessoa, grupo ou organização participe discutindo os temas e realizando atividades em creches, escolas, universidades, sindicatos, praças, bibliotecas, conselhos, e secretarias, envolvendo todos os que se interessam pela defesa da educação pública, gratuita, e de qualidade no Brasil.
No portal da iniciativa é possível encontrar informações sobre: o SNE, o CAQi, o Custo Aluno Qualidade (CAQ), exclusão escolar, diversidades, participação, gestão democrática da educação, planos de carreira para os profissionais da educação, Emenda Constitucional nº 59/ 2009, recomendações feitas pelo Comitê dos Direitos da Criança da ONU ao Brasil, luta contra a privatização da educação e sobre o Marco de Ação Educação 2030.
Segundo a Campanha, o objetivo é fazer uma grande pressão sobre líderes e políticos para que cumpram os tratados e as leis nacionais e internacionais, no sentido de garantir educação pública, gratuita e de qualidade para todas e todos.
A Semana de Ação Mundial é uma iniciativa da Campanha Global pela Educação (CGE) e é realizada em mais de 100 países, desde 2003. Este ano, o tema internacional da SAM será sobre financiamento da educação.
Dúvidas e/ ou informações: sam@campanhaeducacao.org.br
Clique aqui para acessar a página do evento da SAM no Facebook.
Fonte: Undime com informações da Campanha Nacional pelo Direito à Educação
A Semana de Ação Mundial (SAM) 2016 será realizada no período de 30 de maio a 3 de junho em todo o Brasil. Os interessados em solicitar os materiais impressos da SAM (livretos do Plano Nacional de Educação e dos royalties do petróleo para a educação) têm até 30 de abril para requisitá-los por meio do portal da SAM. Para tanto, é preciso preencher uma ficha virtual. Segundo a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, há um limite para impressão dos materiais. Por isso, a recomendação é solicitá-los o quanto antes. Já aqueles que têm interesse em acessar os materiais de forma eletrônica, os livretos também estão disponíveis no portal da SAM e podem ser baixados. Este ano, a proposta da Semana de Ação Mundial é debater os seguintes assuntos: o segundo ano do Plano Nacional de Educação (PNE - Lei 13.005/ 2014), o Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi). Portanto, o lema será: "Agora é Lei! Com o CAQi da Campanha, todo mundo ganha! Sem mais desigualdades, junt@s na diversidade, por uma educação pública de qualidade." A ideia da SAM é que qualquer pessoa, grupo ou organização participe discutindo os temas e realizando atividades em creches, escolas, universidades, sindicatos, praças, bibliotecas, conselhos, e secretarias, envolvendo todos os que se interessam pela defesa da educação pública, gratuita, e de qualidade no Brasil. No portal da iniciativa é possível encontrar informações sobre: o SNE, o CAQi, o Custo Aluno Qualidade (CAQ), exclusão escolar, diversidades, participação, gestão democrática da educação, planos de carreira para os profissionais da educação, Emenda Constitucional nº 59/ 2009, recomendações feitas pelo Comitê dos Direitos da Criança da ONU ao Brasil, luta contra a privatização da educação e sobre o Marco de Ação Educação 2030. Segundo a Campanha, o objetivo é fazer uma grande pressão sobre líderes e políticos para que cumpram os tratados e as leis nacionais e internacionais, no sentido de garantir educação pública, gratuita e de qualidade para todas e todos. A Semana de Ação Mundial é uma iniciativa da Campanha Global pela Educação (CGE) e é realizada em mais de 100 países, desde 2003. Este ano, o tema internacional da SAM será sobre financiamento da educação. Dúvidas e/ ou informações: sam@campanhaeducacao.org.br Clique aqui para acessar a página do evento da SAM no Facebook. Fonte: Undime com informações da Campanha Nacional pelo Direito à Educação