16/08/2024 Undime
Levantar propostas sobre modelo de avaliação de competências digitais para o Brasil e para o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) foi um dos objetivos do encontro
(Foto: Undime)
A Undime participou, nesta quinta-feira (15), em Brasília, do webinário “Avaliação de competências digitais de estudantes: pensando um modelo para o Brasil”, representada pelo professor Eduardo Ferreira da Silva, Dirigente Municipal de Canarana/MT e vice-presidente da Undime Mato Grosso, que participou do painel "Avaliação de Competências Digitais de Estudantes para o Brasil: desafios e oportunidades na implementação".
O evento, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Cetic.Br e a Fundação Telefônica Vivo, foi voltado aos Secretários Estaduais e Dirigentes Municipais de Educação, técnicos das secretarias de educação e sociedade civil, e debateu a importância e a necessidade da avaliação do conhecimento dos estudantes no tema, em preparação para o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que medirá, pela primeira vez, em 2025, as competências digitais dos estudantes em todo o mundo.
Na ocasião, Eduardo reforçou a importância da capacitação dos professores para trabalhar com as novas tecnologias e inseri-las no contexto escolar. "Há espaços no Brasil que têm a tecnologia, a conexão, o equipamento e está limitado humanamente para fazer uso disso e a utilidade, infelizmente, não é aquela que poderíamos alcançar. Além disso, quem sai da universidade também teria que sair com a habilidade desenvolvida para executar esse trabalho. É preciso desenvolver o trabalho dos professores para que eles alcancem os alunos".
A programação, contou ainda com uma palestra de Luis Francisco Vargas-Madriz, representante da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que abordou como as próximas edições do Pisa avaliarão competências digitais e inteligência artificial na educação.
Esse foi o sexto e último evento do “Ciclo de Seminários Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na educação básica”, projeto realizado no âmbito da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas.
O evento foi realizado na sede do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e também teve transmissão ao vivo pelo Canal do MEC e pelo Conviva Educação.
Fonte: Undime (com informações do MEC)
Levantar propostas sobre modelo de avaliação de competências digitais para o Brasil e para o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) foi um dos objetivos do encontro (Foto: Undime) A Undime participou, nesta quinta-feira (15), em Brasília, do webinário “Avaliação de competências digitais de estudantes: pensando um modelo para o Brasil”, representada pelo professor Eduardo Ferreira da Silva, Dirigente Municipal de Canarana/MT e vice-presidente da Undime Mato Grosso, que participou do painel "Avaliação de Competências Digitais de Estudantes para o Brasil: desafios e oportunidades na implementação". O evento, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Cetic.Br e a Fundação Telefônica Vivo, foi voltado aos Secretários Estaduais e Dirigentes Municipais de Educação, técnicos das secretarias de educação e sociedade civil, e debateu a importância e a necessidade da avaliação do conhecimento dos estudantes no tema, em preparação para o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que medirá, pela primeira vez, em 2025, as competências digitais dos estudantes em todo o mundo. Na ocasião, Eduardo reforçou a importância da capacitação dos professores para trabalhar com as novas tecnologias e inseri-las no contexto escolar. "Há espaços no Brasil que têm a tecnologia, a conexão, o equipamento e está limitado humanamente para fazer uso disso e a utilidade, infelizmente, não é aquela que poderíamos alcançar. Além disso, quem sai da universidade também teria que sair com a habilidade desenvolvida para executar esse trabalho. É preciso desenvolver o trabalho dos professores para que eles alcancem os alunos". A programação, contou ainda com uma palestra de Luis Francisco Vargas-Madriz, representante da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que abordou como as próximas edições do Pisa avaliarão competências digitais e inteligência artificial na educação.Esse foi o sexto e último evento do “Ciclo de Seminários Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na educação básica”, projeto realizado no âmbito da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. O evento foi realizado na sede do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e também teve transmissão ao vivo pelo Canal do MEC e pelo Conviva Educação. Clique para assistir. Fonte: Undime (com informações do MEC)