Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Inscrições para concurso que escolherá jovens senadores de 2016 estão abertas

Todas as notícias Categorias

19/05/2016 Undime

Inscrições para concurso que escolherá jovens senadores de 2016 estão abertas

Estão abertas até 19 de agosto as inscrições para a etapa estadual do 9º Concurso de Redação do Senado, que escolherá 27 estudantes dos estados e do Distrito Federal para participar do Projeto Jovem Senador. Neste ano, o texto deverá ser sobre o tema “Esporte: educação e inclusão”. O trabalho deve ter entre 20 e 30 linhas, ser manuscrito com caneta esferográfica de tinta azul ou preta e estar no papel timbrado do Senado Federal, especialmente desenvolvido para o concurso.

Para participar, os jovens precisam ter até 19 anos e estar regularmente matriculados ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal. As secretarias de Educação dos Estados escolherão as três melhores redações para encaminhar ao Senado até o dia 23 de setembro.

Até 14 de outubro, a comissão julgadora do Senado define primeiro, segundo e terceiro lugares da etapa nacional e anuncia o resultado. Todos os finalistas serão convidados a viajar para Brasília com as despesas pagas pelo Senado, a fim de participar do Projeto Jovem Senador. Eles chegam à cidade no dia 28 de novembro, onde exercerão um “mandato” de quatro dias. Os estudantes também vão receber um microcomputador portátil, além de certificado e medalha.

Em 2015, o primeiro lugar ficou com a representante de Passos (MG) – Mariana Souto Pimenta; o segundo de Cruzeiro do Sul (AC) – Eduarda Moura Pinheiro; e o terceiro de Aracaju (SE) – Maria Clara Prado Bezerra. Os títulos dos trabalhos vencedores foram, respectivamente, “Democracia Científica”, “Superar a indiferença para fazer a diferença!” e “Ordem ou protesto!”.

Fichas de inscrição e folhas de redação já foram enviadas para escolas de todo o país. Mas as que não receberam poderão baixar o material na página do Jovem Senador: www.senado.gov.br/jovemsenador 

Mais informações: (61) 3303-1913 ou (61) 3303-2995

Fonte: Secom Senado Federal


Parceria institucional