18/03/2025 Undime
Redes têm até 21 de março para indicar os técnicos que participarão da especialização “Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica”. Processo deve ser realizado via Simec ou formulário
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou, até 21 de março, as inscrições para o curso de especialização lato sensu “Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica”. As redes de ensino devem indicar, via Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) ou formulário, os técnicos que participarão da formação. São ofertadas cinco mil vagas voltadas a auxiliar secretarias de educação na implementação do currículo de educação digital e na formação continuada de professores para o desenvolvimento dos saberes digitais docentes.
O curso, que integra as ações da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), terá uma carga horária de 360h e será oferecido na modalidade educação a distância (EaD) pela plataforma AVA/UFMS, com momentos assíncronos e síncronos. Além disso, a formação contará com fóruns de discussão, atividades práticas, tutorias, avaliações de aprendizagem e trabalho de conclusão de curso.
A estrutura da especialização será dividida em oito disciplinas, que passarão por diversos conceitos e diretrizes da educação digital. São elas: fundamentos da educação digital; estrutura do currículo de educação digital na educação básica; caminhos para implementação do currículo de educação digital; conectividade e uso de tecnologias nas escolas; recursos educacionais digitais; inteligência artificial na educação; saberes docentes para o uso de tecnologias digitais; e plano de educação digital e inovação pedagógica.
A especialização será ofertada em parceria com as seguintes universidades: Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Federal de São Carlos (UFSCAR); Federal de Santa Catarina (UFSC); Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); e Federal do Pará (UFPA). Cada uma das instituições ficará responsável pela formação na sua região. Outras informações e esclarecimentos podem ser obtidos no site da assessoria técnica e pedagógica ou pelo e-mail cgti@mec.gov.br.
A participação é encorajada por se tratar de uma formação de excelência gratuita, que capacitará, de forma prática, os técnicos e fornecerá uma rede de troca de experiências e boas práticas com outros municípios. O curso também auxiliará na implementação do planejamento da Política Nacional de Educação Digital e da Enec e será importante para o fortalecimento do currículo. Por fim, ela é importante para que as redes se organizem para o cumprimento da condicionalidade V do Fundeb, evitando impactos no financiamento da educação no município.
Condicionalidade V - Para cumprir essa exigência do Valor Aluno Ano por Resultado (VAAR/FUNDEB), os municípios devem possuir referenciais curriculares alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), conforme o complemento de Computação na Educação Básica. Esse processo envolve a elaboração ou a adequação dos currículos locais, garantindo conformidade com os princípios e as competências estabelecidos pela BNCC Computação.
Escolas Conectadas – A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), instituída pelo Decreto nº 11.713, de 26 de setembro de 2023, é uma iniciativa do Governo Federal em colaboração com os sistemas de ensino. O intuito é direcionar e garantir a conectividade para fins pedagógicos e o apoio à aquisição e à melhoria dos dispositivos e dos equipamentos em todas as escolas públicas de educação básica do país.
Para atingir esses objetivos, a Estratégia Nacional definirá, com base em parâmetros de referência, qual é a conectividade adequada para as escolas. Assim, é possível assegurar o uso pedagógico da tecnologia em sala de aula e coordenar todos os recursos e os atores do Governo Federal envolvidos no tema, garantindo a prioridade de conectar todas as escolas públicas da educação básica do Brasil até 2026.
A conectividade adequada permite: a realização de atividades pedagógicas e administrativas on-line; o uso de recursos educacionais e de gestão; o acesso a áudios, vídeos, jogos e plataformas de streaming com intencionalidade pedagógica; e a disponibilidade de rede sem fio no ambiente escolar, composto por salas de aula, bibliotecas, laboratórios, salas de professores, áreas comuns e setores administrativos.
Fonte: MEC
Redes têm até 21 de março para indicar os técnicos que participarão da especialização “Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica”. Processo deve ser realizado via Simec ou formulário O Ministério da Educação (MEC) prorrogou, até 21 de março, as inscrições para o curso de especialização lato sensu “Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica”. As redes de ensino devem indicar, via Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) ou formulário, os técnicos que participarão da formação. São ofertadas cinco mil vagas voltadas a auxiliar secretarias de educação na implementação do currículo de educação digital e na formação continuada de professores para o desenvolvimento dos saberes digitais docentes. O curso, que integra as ações da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), terá uma carga horária de 360h e será oferecido na modalidade educação a distância (EaD) pela plataforma AVA/UFMS, com momentos assíncronos e síncronos. Além disso, a formação contará com fóruns de discussão, atividades práticas, tutorias, avaliações de aprendizagem e trabalho de conclusão de curso. A estrutura da especialização será dividida em oito disciplinas, que passarão por diversos conceitos e diretrizes da educação digital. São elas: fundamentos da educação digital; estrutura do currículo de educação digital na educação básica; caminhos para implementação do currículo de educação digital; conectividade e uso de tecnologias nas escolas; recursos educacionais digitais; inteligência artificial na educação; saberes docentes para o uso de tecnologias digitais; e plano de educação digital e inovação pedagógica. A especialização será ofertada em parceria com as seguintes universidades: Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Federal de São Carlos (UFSCAR); Federal de Santa Catarina (UFSC); Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); e Federal do Pará (UFPA). Cada uma das instituições ficará responsável pela formação na sua região. Outras informações e esclarecimentos podem ser obtidos no site da assessoria técnica e pedagógica ou pelo e-mail cgti@mec.gov.br. A participação é encorajada por se tratar de uma formação de excelência gratuita, que capacitará, de forma prática, os técnicos e fornecerá uma rede de troca de experiências e boas práticas com outros municípios. O curso também auxiliará na implementação do planejamento da Política Nacional de Educação Digital e da Enec e será importante para o fortalecimento do currículo. Por fim, ela é importante para que as redes se organizem para o cumprimento da condicionalidade V do Fundeb, evitando impactos no financiamento da educação no município. Condicionalidade V - Para cumprir essa exigência do Valor Aluno Ano por Resultado (VAAR/FUNDEB), os municípios devem possuir referenciais curriculares alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), conforme o complemento de Computação na Educação Básica. Esse processo envolve a elaboração ou a adequação dos currículos locais, garantindo conformidade com os princípios e as competências estabelecidos pela BNCC Computação. Escolas Conectadas – A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), instituída pelo Decreto nº 11.713, de 26 de setembro de 2023, é uma iniciativa do Governo Federal em colaboração com os sistemas de ensino. O intuito é direcionar e garantir a conectividade para fins pedagógicos e o apoio à aquisição e à melhoria dos dispositivos e dos equipamentos em todas as escolas públicas de educação básica do país. Para atingir esses objetivos, a Estratégia Nacional definirá, com base em parâmetros de referência, qual é a conectividade adequada para as escolas. Assim, é possível assegurar o uso pedagógico da tecnologia em sala de aula e coordenar todos os recursos e os atores do Governo Federal envolvidos no tema, garantindo a prioridade de conectar todas as escolas públicas da educação básica do Brasil até 2026. A conectividade adequada permite: a realização de atividades pedagógicas e administrativas on-line; o uso de recursos educacionais e de gestão; o acesso a áudios, vídeos, jogos e plataformas de streaming com intencionalidade pedagógica; e a disponibilidade de rede sem fio no ambiente escolar, composto por salas de aula, bibliotecas, laboratórios, salas de professores, áreas comuns e setores administrativos. Fonte: MEC https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2025/marco/prorrogado-prazo-para-inscricao-em-curso-de-educacao-digital