20/03/2020 Undime
Com o aumento dos casos de Covid-19 no Brasil, Unicef traz recomendações para ajudar a informar, confortar e proteger as crianças
Em meio ao aumento dos casos de Covid-19 no Brasil – e a grande repercussão da epidemia no País –, muitas famílias têm se perguntado como falar sobre o tema com as crianças. Para orientar pais, mães e responsáveis, o Unicef preparou oito dicas simples, voltadas a informar, confortar e proteger meninas e meninos.
Embora crianças não sejam a população mais afetada pelo coronavírus, elas podem estar particularmente mais vulneráveis a sentimento de ansiedade, estresse e tristeza. É possível que elas achem difícil entender o que estão vendo online ou na televisão – ou ouvindo de outras pessoas. “Por isso, ter uma conversa aberta e cuidadosa com as crianças pode ajudá-las a entender, lidar e até dar uma contribuição positiva para os outros”, defende Florence Bauer, representante do Unicef no Brasil.
As oito dicas estão disponíveis em detalhes neste site e estão listadas a seguir:
Além de conversar com as crianças, o Unicef recomenda que sejam adotadas medidas para garantir o direito de aprender, seja tornando as escolas ambientes mais seguros, seja oferecendo alternativas, caso as escolas sejam fechadas.
Todas essas medidas são essenciais para mitigar os impactos da pandemia de coronavírus na vida de crianças em todo o mundo.
Fonte: Unicef/ Foto: João Laet, Unicef
Com o aumento dos casos de Covid-19 no Brasil, Unicef traz recomendações para ajudar a informar, confortar e proteger as crianças Em meio ao aumento dos casos de Covid-19 no Brasil – e a grande repercussão da epidemia no País –, muitas famílias têm se perguntado como falar sobre o tema com as crianças. Para orientar pais, mães e responsáveis, o Unicef preparou oito dicas simples, voltadas a informar, confortar e proteger meninas e meninos. Embora crianças não sejam a população mais afetada pelo coronavírus, elas podem estar particularmente mais vulneráveis a sentimento de ansiedade, estresse e tristeza. É possível que elas achem difícil entender o que estão vendo online ou na televisão – ou ouvindo de outras pessoas. “Por isso, ter uma conversa aberta e cuidadosa com as crianças pode ajudá-las a entender, lidar e até dar uma contribuição positiva para os outros”, defende Florence Bauer, representante do Unicef no Brasil. As oito dicas estão disponíveis em detalhes neste site e estão listadas a seguir: Faça perguntas abertamente e ouça a criança Seja honesto(a): explique a verdade de uma forma que a criança entenda Mostre à criança como proteger ela mesma e seus amigos Ofereça segurança Verifique se elas estão sendo estigmatizadas ou espalhando estigmas Procure quem pode ajudar Cuide de você Encerre as conversas com cuidado Além de conversar com as crianças, o Unicef recomenda que sejam adotadas medidas para garantir o direito de aprender, seja tornando as escolas ambientes mais seguros, seja oferecendo alternativas, caso as escolas sejam fechadas. Todas essas medidas são essenciais para mitigar os impactos da pandemia de coronavírus na vida de crianças em todo o mundo. Fonte: Unicef/ Foto: João Laet, Unicef https://uni.cf/33xA1q6