18/10/2023 Undime
Proposta preliminar prevê a colaboração entre os entes federados para mitigar os impactos da pandemia na educação
Representantes da Undime e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) participaram de reunião na Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, para conhecer e debater a respeito da proposta preliminar de um Pacto Nacional para a Recomposição das Aprendizagens e Proteção das Trajetórias Escolares. O encontro aconteceu nesta segunda-feira, 16 de outubro.
Na oportunidade, os representantes da Undime foram: o presidente nacional, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE; o presidente da Região Centro-Oeste, Leonardo Santa Cecília, Dirigente Municipal de Educação de Catalão/GO; a presidente da Undime/PA e Região Norte, Claudia Seabra, Dirigente Municipal de Educação de Castanhal/PA; o presidente da Undime/RJ e vice-presidente da Região Sudeste, Osório Figueiredo de Souza, Dirigente Municipal de Educação de Cachoeiras de Macacu/RJ; o presidente da Undime/SC e vice-presidente da Região Sul, Alex Tardetti, Dirigente Municipal de Educação de São Lourenço do Oeste/SC; e a coordenadora institucional da Undime, Maria Edineide de Almeida Batista.
A ideia do Ministério da Educação é criar estratégias conjuntas com estados e municípios para recomposição das aprendizagens em virtude dos efeitos oriundos da pandemia de covid-19. Com isso, o MEC espera ainda que essas ações garantam o retorno dos estudantes que evadiram e a permanência deles na escola.
Nesse sentido, o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro Santos, que na ocasião estava representando a secretária de Educação Básica, Katia Schweickardt, apresentou uma versão preliminar de proposta para o Pacto Nacional de Recomposição das Aprendizagens e Proteção das Trajetórias Escolares, que foi construída a partir de um processo inicial de escuta de especialistas e gestores públicos, bem como do estudo de boas práticas e de evidências científicas sobre a temática de recomposição de aprendizagens.
A reunião teve por objetivos sistematizar sugestões iniciais de possibilidades de apoio do MEC aos estados e munícipios; além de apresentar a proposta preliminar para o Pacto, que deverá contar com revisão e escuta dos entes, bem como da sociedade de forma mais ampla.
O intuito de trabalhar em prol de um pacto nacional para recomposição das aprendizagens parte do princípio de que a pandemia causou perdas na aprendizagem que agravou a lacuna entre as expectativas de aprendizagem e o que, de fato, os estudantes aprendem e o fato de que os impactos nas aprendizagens afetam as trajetórias escolares de uma geração, pois os estudantes afetados pela pandemia estarão na escola pelo menos pelos próximos 10 anos.
Fonte: Undime
Fotos: Consed
Proposta preliminar prevê a colaboração entre os entes federados para mitigar os impactos da pandemia na educação Representantes da Undime e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) participaram de reunião na Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, para conhecer e debater a respeito da proposta preliminar de um Pacto Nacional para a Recomposição das Aprendizagens e Proteção das Trajetórias Escolares. O encontro aconteceu nesta segunda-feira, 16 de outubro. Na oportunidade, os representantes da Undime foram: o presidente nacional, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE; o presidente da Região Centro-Oeste, Leonardo Santa Cecília, Dirigente Municipal de Educação de Catalão/GO; a presidente da Undime/PA e Região Norte, Claudia Seabra, Dirigente Municipal de Educação de Castanhal/PA; o presidente da Undime/RJ e vice-presidente da Região Sudeste, Osório Figueiredo de Souza, Dirigente Municipal de Educação de Cachoeiras de Macacu/RJ; o presidente da Undime/SC e vice-presidente da Região Sul, Alex Tardetti, Dirigente Municipal de Educação de São Lourenço do Oeste/SC; e a coordenadora institucional da Undime, Maria Edineide de Almeida Batista. A ideia do Ministério da Educação é criar estratégias conjuntas com estados e municípios para recomposição das aprendizagens em virtude dos efeitos oriundos da pandemia de covid-19. Com isso, o MEC espera ainda que essas ações garantam o retorno dos estudantes que evadiram e a permanência deles na escola. Nesse sentido, o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro Santos, que na ocasião estava representando a secretária de Educação Básica, Katia Schweickardt, apresentou uma versão preliminar de proposta para o Pacto Nacional de Recomposição das Aprendizagens e Proteção das Trajetórias Escolares, que foi construída a partir de um processo inicial de escuta de especialistas e gestores públicos, bem como do estudo de boas práticas e de evidências científicas sobre a temática de recomposição de aprendizagens. A reunião teve por objetivos sistematizar sugestões iniciais de possibilidades de apoio do MEC aos estados e munícipios; além de apresentar a proposta preliminar para o Pacto, que deverá contar com revisão e escuta dos entes, bem como da sociedade de forma mais ampla. O intuito de trabalhar em prol de um pacto nacional para recomposição das aprendizagens parte do princípio de que a pandemia causou perdas na aprendizagem que agravou a lacuna entre as expectativas de aprendizagem e o que, de fato, os estudantes aprendem e o fato de que os impactos nas aprendizagens afetam as trajetórias escolares de uma geração, pois os estudantes afetados pela pandemia estarão na escola pelo menos pelos próximos 10 anos. Fonte: UndimeFotos: Consed