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18/03/2025 Undime

MEC inicia escuta de professores que ensinam matemática

Serão ouvidos professores do ensino fundamental e do ensino médio da educação básica e da EPT. Contribuições ajudarão a pasta na formulação de estratégias que assegurem uma educação matemática de qualidade para todos

 

O Ministério da Educação (MEC) iniciou, nesta segunda-feira, 17 de março, a Escuta Nacional de Professores e Professoras que Ensinam Matemática para profissionais dos ensinos fundamental e médio da educação básica e da educação profissional e tecnológica (EPT). A pesquisa, coordenada por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), coletará contribuições de docentes a fim de orientar e a definir ações e estratégias para melhoria da aprendizagem nessa área de conhecimento, com base nas necessidades e nas demandas apontadas pelos professores. A ação seguirá até o dia 28 de março.

Com a iniciativa, espera-se não somente melhorar as práticas pedagógicas no país, mas também fortalecer as vozes dos educadores, garantindo a valorização dos docentes e a consideração das diferentes perspectivas na definição de políticas públicas para o ensino e a aprendizagem da matemática. 

Por meio de um questionário online, cerca de 600 mil professores que ensinam matemática em todo o Brasil poderão responder à pesquisa de forma autônoma e anônima. O tempo necessário para completar o questionário é de 20 a 30 minutos.

O questionário da escuta aborda aspectos como perfil dos professores, crenças e atitudes, percurso formativo, contexto em que atuam, clima escolar e currículos e práticas pedagógicas. Cada participante deve refletir sobre sua experiência de acordo com a etapa de ensino e da escola em que atuam. Quem desejar também pode preencher o formulário mais de uma vez, quando for o caso de ter atuação em contextos diferentes, em mais de uma etapa, escola ou rede de ensino. Para que as respostas sejam consideradas pela escuta, é necessário completar todo o questionário.

A Escuta Nacional de Professores e Professoras de Matemática foi lançada durante um webinário, disponível no canal do YouTube do MEC, no qual foram debatidos: os panoramas do componente curricular no país; os desafios e as possibilidades da matemática no Brasil; a experiência das escolas na mobilização de estudantes para a Olimpíada de Matemática (OBMEP); os panoramas de pesquisas internacionais sobre a matemática; a estrutura da pesquisa; o guia da Escuta Nacional; e a disponibilidade do MEC em ouvir os educadores. O desenvolvimento dessa iniciativa contou com o apoio de pesquisadores das universidades públicas, vinculados à Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Associação Nacional de Professores de Matemática da Educação Básica (ANPMat), Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr), e de instituições como: Itaú Social, Rede de Conhecimento Social, Porvir e Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional).

Contexto – A pasta já havia promovido dois webinários, em 25 de fevereiro e em 10 de março, para debater a aprendizagem em matemática, a relevância do conhecimento pedagógico na aprendizagem da matemática e a importância dessas práticas para a melhoria do ensino, além de mobilizar a comunidade educacional para participação na escuta, tendo reunido professores, pesquisadores, gestores e estudantes.

Fonte: MEC

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2025/marco/mec-inicia-escutade-professores-que-ensinam-matematica 


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