Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Educação municipal em pauta: Undime se reúne com Ministério da Educação

Todas as notícias Categorias

18/01/2017 Undime

Educação municipal em pauta: Undime se reúne com Ministério da Educação

Alfabetização, Novo Mais Educação, PAR e PDDE Interativo estavam entre os temas da discussão

Nesta segunda-feira (16), o presidente da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), e presidências das seccionais da Undime participaram de reunião em Brasília com a secretária executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, e com o Secretário de Educação Básica, Rossieli Soares da Silva, para tratar de temas relacionados aos programas: Novo Mais Educação, Programa de Ações Articuladas (PAR), PDDE Interativo, Alfabetização e Formação dos Profissionais da Educação. Os dirigentes da Undime apresentaram uma série de contribuições às propostas e foram criados dois grupos de trabalhos para aprofundar os debates.

O presidente da Undime também participou de audiência com o Ministro da Educação Mendonça Filho, acompanhado da vice-presidente Manuelina Martins, Dirigente Municipal de Educação de Costa Rica (MS) e presidente da Undime (MS) e da presidenta da Undime PE, Maria Elza Silva, Dirigente Municipal de Educação de Bonito (PE). Na ocasião, trataram prioritariamente da possibilidade de os convênios das obras, com vigência expirada após as eleições, serem renovados de forma automática, permitindo aos novos gestores a repactuação dos convênios e a retomada de tais ações. Outro tema tratado com o Ministro foi a reabertura da adesão dos municípios ao Novo Mais Educação. Atualmente mais de 2.500 municípios não estão contemplados pelo programa, a maioria pela não adesão por parte das gestões anteriores. “Com isso, municípios estão sendo prejudicados, deixando de receber 30% de recursos do Fundeb em 2018, recebendo menos recursos para merenda escolar e menos recursos para as escolas, por não terem mais este programa. Tudo isso também causa uma diminuição no rendimento dos alunos devido ao não oferecimento das atividades pedagógicas, esportivas e culturais aos alunos no contraturno”, afirma o presidente da Undime, Alessio Costa Lima.

De acordo com o professor Alessio, a Undime espera que o MEC se sensibilize com a situação e tome uma atitude no sentido de minimizar os prejuízos da população escolar afetada. “Estamos reivindicando um novo período para adesão, exclusivo a estes municípios que ficaram de fora, e, consequentemente, que mais recursos sejam destinados a este programa de forma a permitir a inclusão de mais municípios e escolas no "Novo Mais Educação”, conclui.

Veja mais fotos da reunião:

 

Fonte: Undime


Parceria institucional