Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Governo Federal promove Semana Brasileira de Educação Midiática

Todas as notícias Categorias

17/10/2023 Undime

Governo Federal promove Semana Brasileira de Educação Midiática

Evento terá a sua primeira edição realizada de 23 a 27 de outubro e os webinários serão transmitidos on-line no YouTube

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e o Ministério da Educação (MEC)  realizarão, entre os dias 23 e 27 de outubro, a 1ª Semana Brasileira de Educação Midiática. O evento busca promover a temática em todo o território nacional como parte fundamental da educação para a democracia.

A Educação midiática é o conjunto de práticas e conhecimentos que permite o cidadão entender, analisar e interagir com a mídia de maneira crítica e consciente. Em um mundo em que a informação circula em alta velocidade e volume, é crucial o desenvolvimento de habilidades para navegar no complexo fluxo comunicacional, a exemplo da identificação de fake news (notícias falsas) e da diferenciação entre fatos e opiniões. A temática se relaciona diretamente com a Competência 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que trata da utilização e do desenvolvimento de tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares).

Sendo assim, as redes de ensino e escolas de todo o país são convidadas a se engajarem nessa iniciativa, desenvolvendo atividades educativas focadas na educação para as mídias durante a Semana, cadastrando atividades das mais diversas modalidades no formulário de inscrição. As atividades realizadas podem ser informadas no formulário acima, permitindo a identificação e o compartilhamento das melhores práticas e dos resultados alcançados.

Essas atividades, que deverão acontecer durante a Semana, farão parte de uma agenda nacional capilarizada com o objetivo de levar a educação midiática a todos os pontos do país e para os mais diversos públicos, afim de que seja construída uma sociedade mais consciente, crítica e informada.

Participe da Semana Brasileira de Educação Midiática e faça parte desta transformação.

Os webinários serão transmitidos on-line no YouTube da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (secom.vc) e da UNESCO Brasil. A Semana será realizada simultaneamente ao evento global da UNESCO sobre Alfabetização Midiática e Informacional (MIL Week 2023), fortalecendo a conexão do Brasil com o debate internacional sobre o tema. 

Programação

23/10

14h - Evento de abertura oficial da Semana

14h40 - Mesa 1
Educação Midiática na Promoção da Democracia

15h40 - Mesa 2
Desafios e Perspectivas na implementação de Políticas Públicas de Educação Midiática

24/10

10h - Webinário 1
Boas práticas em Educação Midiática no Brasil

25/10

10h - Webinário 2
Emancipação no mundo digital: desafios e interfaces da educação midiática, educomunicação e educação popular

26/10

10h - Webinário 3
Perspectivas Internacionais em Educação Midiática

27/10

8h15 - Encerramento oficial da Semana com a mesa “Educação Midiática e Ambiências Digitais”

 

 

Informações complementares podem ser obtidas no endereço https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/semana-de-educacao-midiatica ou com a Coordenação-Geral de Educação Midiática, e-mail: educacaomidiatica@presidencia.gov.br ou pelo telefone (61) 3411-4757.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

 


Parceria institucional