17/10/2017 Undime Categorias: Notícia Notícias Undime

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Undime SP promove seminário técnico a partir do tema “Compartilhando experiências para o fortalecimento da educação pública municipal”

(Foto: Undime SP)

Proporcionar a todos os participantes momentos de interação, para que, por meio de reflexões conjuntas, críticas e indagações, seja possível aprimorar a gestão da educação pública municipal. Com esse objetivo, a seccional da Undime São Paulo realiza a partir desta segunda (16) até quarta-feira (18) o 1º Seminário Técnico da Undime SP. O evento acontece em Campos do Jordão, município distante cerca de 180 quilômetros da capital.

O presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), Alessio Costa Lima, participou da abertura do seminário, realizada na tarde desta segunda-feira (16), junto ao presidente da seccional SP, Luiz Miguel Martins Garcia, dirigente de educação em Sud Mennucci (SP); a secretária de Estado de Educação adjunta, Cleide Bochixio; o presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação, João Cury; e os membros da diretoria executiva da Undime SP (Célia Maria Rocha, DME de Socorro; Márcia Aparecida Bernardes, DME de Atibaia; Suzana Aparecida de Oliveira, DME de São Bernardo do Campo; Andrei Muzel, DME de Itapeva; Cristiana Berthoud, DME de Tremembé; Celso Fernando Iversen, DME de Porto Feliz; e Roberto Cavallari, DME de Marília).

Após a solenidade de abertura, o presidente da Undime, Alessio Costa Lima, participou do painel que debateu o regime de colaboração como estratégia e prática intergovernamental. A República Federativa do Brasil estabelece a União, os estados e os municípios como entes autônomos e independentes. Por isso, a necessidade de um regime de colaboração, nessa perspectiva o artigo da 211 da Carta Magna, prevê que os três entes deverão organizar seus sistemas de ensino em regime de colaboração. “Contudo, precisamos entender que colaboração é uma via de mão dupla, que pressupõe uma relação mais horizontal, dialogada e construída conjuntamente sem posição de uma instância sobre a outra. O verdadeiro regime de colaboração é aquele onde todos os atores ganham, onde há uma maior otimização de recursos e esforços e, consequentemente, resultados”, disse Alessio.

De acordo com a programação, ao longo dos três dias, serão desenvolvidas atividades diversificadas com oficinas técnicas, colóquios, paineis, debates e mesas redondas, todas com foco na troca de experiências entre os gestores. Para tanto, serão abordados assuntos como: educação integral, planejamento do Plano de Ações Articuladas (PAR), Conviva Educação, Novo Mais Educação, avaliações educacionais, monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME) e Plano de Carreira, guia da Base Nacional Comum Curricular, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade (Pnaic), entre outros.

Clique aqui e confira a programação completa do seminário.

Segundo a DME de Tremembé (SP), secretária de articulação da Undime SP e coordenadora geral do evento, Cristiana Berthoud, o Seminário nasceu da necessidade de união e compartilhamento de saberes e experiências como forma de permitir o avanço na gestão da educação pública municipal em meio à crise que assola todo o país e está trazendo prejuízos à educação, em especial. "Acreditamos que, com a troca de experiências, com a ampliação da possibilidade de planejarmos e realizarmos juntos, mesmo os menores municípios podem ter as mesmas oportunidades de desenvolvimento na educação. Consideramos como papel fundamental hoje da Undime promover, então, espaços e momentos de enriquecimentos mútuos".

A expectativa é que esse seja o primeiro de uma série de seminários a ser realizada semestralmente para atender a pluralidade de demandas das equipes gestores da educação pública municipal no estado.

Mais informações: http://www.undime-sp.org.br/ 

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Fonte: Undime/ Fotos: Undime SP

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