Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Hora do Código nas Escolas: a programação em prol da educação

Todas as notícias Categorias

17/10/2016 Undime

Hora do Código nas Escolas: a programação em prol da educação

Mobilização, que será realizada na segunda semana de novembro, capacitará professores para agirem como disseminadores da linguagem em escolas de todo o Brasil

Com o objetivo de preparar professores para disseminar o ensino da programação ao maior número possível de alunos, o Programaê!, representante da Hora do Código no Brasil e fruto de uma parceria entre Fundação Lemann e Fundação Telefônica Vivo realiza, entre os dias 7 e 11 de novembro, a 1ª edição da Hora do Código nas Escolas, iniciativa que visa impactar educadores do Ensino Fundamental I e II e mostrar que a tecnologia pode ser uma facilitadora para a educação.

Aquecimento para a Hora do Código global, que será realizado em dezembro e convida pais, educadores e professores a dedicarem ao menos uma hora de suas vidas à linguagem dos códigos, a ação pretende mobilizar professores de todo o Brasil com apoio de um hotsite desenvolvido especialmente para a ocasião: o programae.org.br/educador.

Na plataforma, videoaulas curtas e objetivas ensinam, passo a passo, como introduzir a metodologia para crianças e adolescentes, além de apresentarem as atividades propostas pela Code.org, criadora dessa grande maratona e parceira do Programaê!.

Ministradas pelo professor Francisco Isidro Massetto – curador de conteúdo do projeto, doutor em engenharia elétrica e mestre em ciência da computação –, as aulas mostram que ensinar programação e com programação é fácil, que transmitir esse conhecimento é possível e que a Hora do Código é um ótimo meio de estimular o processo de aprendizagem dos alunos através ferramentas inovadoras. Ao final, o educador ainda pode testar seus conhecimentos e receber um certificado.

O site ainda traz planos de aula com os quais é possível criar cursos de acordo com a complexidade desejada, quantidade e idade dos participantes, disciplina envolvida e equipamentos disponíveis para a atividade.

Massetto destaca a versatilidade da plataforma: “Os educadores terão a oportunidade de conversar com seus alunos por meio de uma linguagem diferente. Com isso, os jovens programadores poderão desenvolver o senso de direção, a atenção à grafia dos comandos, além de exercitarem a criatividade e o raciocínio lógico. Em médio prazo, isso reflete em maior capacidade de concentração, de conclusão de projetos e de trabalho em grupo”. Para incentivar o engajamento dos estudantes, as atividades são protagonizadas por personagens de sucessos como os games Angry Birds e Minecraft, a animação Frozen e a saga Star Wars.

Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann, afirma que "A programação pode estar nas escolas de diversas maneiras e quando ensinada de forma contextualizada, pode ser uma grande aliada no ensino das disciplinas básicas, como português e matemática, por exemplo. O importante é enxergá-la como uma nova forma de expressão e principalmente, como uma maneira de aumentar a aproximação e o envolvimento do aluno com o conhecimento".

Americo Mattar, diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo, complementa: “O ensino de programação sugere novas formas de ensinar e aprender e é fundamental para que as crianças e adolescentes compreendam o que está por trás da conexão entre as máquinas e os objetos. Isso fará com que estejam melhor preparados para lidar com as tecnologias do futuro.”

A cantora MC Soffia, escolhida como embaixadora da causa no Brasil, também participará de eventos pontuais, realizando as atividades com o acompanhamento do profissional e aprendendo conceitos básicos da ciência da computação brincando.

Sobre a Hora do Código

A Hora do Código é um movimento global que acontece simultaneamente em mais de 180 países, com o objetivo de estimular pessoas de todas as idades a praticarem programação por, ao menos, uma hora na semana em que ocorre. No Brasil, a iniciativa surgiu em 2014, com apoio do Programaê! em parceria com a Code.org e a Microsoft, e visa impactar 600 mil usuários com cursos concluídos em 2016. Sem fins lucrativos, a ação tem apoiadores como o presidente Barack Obama, a cantora Shakira e os empresários Bill Gates e Mark Zuckerberg.

Sobre o Programaê!

Criado em 2014, o Programaê! – fruto de uma parceria entre a Fundação Lemann e a Fundação Telefônica Vivo – é um movimento que reúne alunos, professores e pais no sentido de aproximar a programação de jovens de todo o Brasil. Os idealizadores acreditam que a tecnologia tem um poder transformador incrível e que usá-la para a educação pode fazer a diferença para muita gente. Seu site conta com um cardápio de recursos, baseado no interesse do usuário, que ensina a programar em diferentes níveis de complexidade. O acesso à plataforma é gratuito, em português e não exige nenhum conhecimento prévio em programação para começar. Para saber mais acesse: www.programae.org.br

Informações: Ascom Fundação Lemann


Parceria institucional