16/11/2023 Undime
Diretores de escolas públicas já podem responder ao questionário eletrônico para envio de informações sobre sua instituição
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) lança na segunda-feira, 13 de novembro, a primeira etapa do Levantamento Anual de Programas Educacionais (Lapef), a qual tem como objetivo estruturar uma base referencial de escolas para as próximas etapas da pesquisa. A inserção de informações será realizada por meio de questionário eletrônico encaminhado via e-mail aos diretores das unidades de ensino. O Lapef pretende avaliar os programas educacionais implementados no Brasil e é uma iniciativa do FNDE em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e com os Centros Colaboradores de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecampes).
Em sua primeira edição, o Lapef focará sua atenção no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), buscando compreender de forma sistêmica a implementação do programa e seus efeitos no cotidiano escolar. Essa avaliação visa identificar quais são os aspectos mais importantes da implementação do PDDE, além dos principais benefícios proporcionados pelos recursos investidos.
De acordo com a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, a pesquisa é uma iniciativa de extrema importância, pois permitirá avaliar de forma abrangente e minuciosa o Programa Dinheiro Direto na Escola, proporcionando subsídios para o aprimoramento e a melhor utilização dos recursos investidos na educação brasileira. “A partir dos resultados do Lapef, será possível identificar quais são as boas práticas adotadas pelas escolas e os desafios enfrentados, contribuindo para uma gestão cada vez mais eficiente dos programas educacionais”, destaca a presidente.
Para a coordenadora-geral do Desenvolvimento e Melhoria da Escola, Karine Silva dos Santos, por meio da parceria estabelecida com a UFG e os Cecampes, “o FNDE demonstra seu compromisso em promover a excelência na educação brasileira, investindo em estratégias de avaliação que auxiliem na melhoria contínua dos programas implementados.”
Módulos - A primeira etapa do Lapef será operacionalizada em dois módulos distintos. O primeiro é o módulo básico de monitoramento, que consiste em um levantamento eletrônico de todas as escolas públicas do país. Esse levantamento busca obter informações gerais sobre a implementação de programas como o PDDE, Pnate e Pnae, além de traçar o perfil dos alunos atendidos.
Já o segundo módulo é o de avaliação dos programas, que envolverá uma pesquisa presencial em uma amostra de escolas brasileiras. Em parceria com os Cecampes, será realizado um estudo em campo para avaliar a adequação dos instrumentos de coleta de dados e as estratégias criadas para a pesquisa em 2024. Esse módulo permitirá uma análise mais aprofundada dos resultados.
Diretor(a) de escola, acesse aqui o questionário eletrônico da primeira etapa do Lapef.
Dúvidas: lapef@fnde.gov.br
Fonte: FNDE
Diretores de escolas públicas já podem responder ao questionário eletrônico para envio de informações sobre sua instituição O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) lança na segunda-feira, 13 de novembro, a primeira etapa do Levantamento Anual de Programas Educacionais (Lapef), a qual tem como objetivo estruturar uma base referencial de escolas para as próximas etapas da pesquisa. A inserção de informações será realizada por meio de questionário eletrônico encaminhado via e-mail aos diretores das unidades de ensino. O Lapef pretende avaliar os programas educacionais implementados no Brasil e é uma iniciativa do FNDE em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e com os Centros Colaboradores de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecampes). Em sua primeira edição, o Lapef focará sua atenção no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), buscando compreender de forma sistêmica a implementação do programa e seus efeitos no cotidiano escolar. Essa avaliação visa identificar quais são os aspectos mais importantes da implementação do PDDE, além dos principais benefícios proporcionados pelos recursos investidos. De acordo com a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, a pesquisa é uma iniciativa de extrema importância, pois permitirá avaliar de forma abrangente e minuciosa o Programa Dinheiro Direto na Escola, proporcionando subsídios para o aprimoramento e a melhor utilização dos recursos investidos na educação brasileira. “A partir dos resultados do Lapef, será possível identificar quais são as boas práticas adotadas pelas escolas e os desafios enfrentados, contribuindo para uma gestão cada vez mais eficiente dos programas educacionais”, destaca a presidente. Para a coordenadora-geral do Desenvolvimento e Melhoria da Escola, Karine Silva dos Santos, por meio da parceria estabelecida com a UFG e os Cecampes, “o FNDE demonstra seu compromisso em promover a excelência na educação brasileira, investindo em estratégias de avaliação que auxiliem na melhoria contínua dos programas implementados.” Módulos - A primeira etapa do Lapef será operacionalizada em dois módulos distintos. O primeiro é o módulo básico de monitoramento, que consiste em um levantamento eletrônico de todas as escolas públicas do país. Esse levantamento busca obter informações gerais sobre a implementação de programas como o PDDE, Pnate e Pnae, além de traçar o perfil dos alunos atendidos. Já o segundo módulo é o de avaliação dos programas, que envolverá uma pesquisa presencial em uma amostra de escolas brasileiras. Em parceria com os Cecampes, será realizado um estudo em campo para avaliar a adequação dos instrumentos de coleta de dados e as estratégias criadas para a pesquisa em 2024. Esse módulo permitirá uma análise mais aprofundada dos resultados. Diretor(a) de escola, acesse aqui o questionário eletrônico da primeira etapa do Lapef. Dúvidas: lapef@fnde.gov.br Fonte: FNDE https://www.gov.br/fnde/pt-br/assuntos/noticias/fnde-e-ufg-lancam-primeira-etapa-do-levantamento-anual-de-programas-educacionais