Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Programa da Fundação Lemann que apoia redes públicas a elevarem o nível de aprendizagem dos alunos está com inscrições abertas

Todas as notícias Categorias

16/11/2016 Undime

Programa da Fundação Lemann que apoia redes públicas a elevarem o nível de aprendizagem dos alunos está com inscrições abertas

As secretarias municipais e estaduais de educação selecionadas receberão consultoria estratégica e formações para suas lideranças pedagógicas, formadores de professores e gestores escolares

O novo Programa Gestão para a Aprendizagem, da Fundação Lemann, está com as inscrições abertas para secretarias municipais e estaduais de educação. Lançado em agosto de 2016, o Programa chega com uma abordagem mais profunda e completa para melhorar os resultados de aprendizagem das redes públicas. Identificando a importância de apoiar secretarias e a necessidade de formar suas equipes pedagógicas, o Gestão para a Aprendizagem tem duração de dois anos e atua em quatro níveis até chegar à sala de aula — impactando a rede de forma sistêmica.

O primeiro passo é trabalhar com uma consultoria personalizada que ajuda a identificar os desafios e as oportunidades da secretaria. A partir daí, desenha-se um plano estratégico para o desenvolvimento de uma gestão pedagógica eficiente e capacitada para alcançar resultados de excelência.

Além disso, o Programa oferece formação em gestão pedagógica aos técnicos da secretaria que fazem acompanhamento pedagógico nas escolas da rede; formações em didática específica de português e matemática para os formadores da secretaria; e formações para diretores e coordenadores escolares com foco na gestão pedagógica de seus professores e melhores práticas para a aprendizagem. Nas etapas de formação, a Fundação Lemann conta com a parceria da Elos Educacional, especialista no desenvolvimento e execução de programas de formação.

"Com este novo programa podemos ter um impacto muito mais duradouro nas redes. Isso porque a abordagem, que é sistêmica, vai da secretaria até as escolas - entendendo a necessidade real de cada nível da rede", reforça Guilherme Antunes, gerente de projetos da Fundação Lemann.

Nesta primeira edição, dez secretarias de educação foram selecionadas para participar do Programa: Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Campina Grande (PB), Campos do Jordão (SP), Franca (SP), Taubaté (SP), Ponta Grossa (PR), Castro (PR) e Recife (PE).

Gabriela de Queiroz, Diretora do Departamento de Educação da Seduc de Sergipe, conta como está sendo a implementação: “Com o Programa, cada uma de nossas escolas pode ressignificar o seu projeto político pedagógico e construir um plano de ação focado na melhoria da qualidade de ensino”.

Agora, a Fundação Lemann lançou o edital para que redes municipais e estaduais do Brasil inteiro — com no mínimo dez escolas urbanas com Ensino Fundamental - possam se inscrever e participar do processo seletivo de 2017. Redes estaduais devem realizar a inscrição até 22 de novembro, enquanto as municipais terão até 19 de janeiro.

Para saber mais sobre o Programa Gestão para a Aprendizagem, acesse: www.fundacaolemann.org.br/gestao-para-aprendizagem/

Informações: Fundação Lemann


Parceria institucional