Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fórum Regional Sudeste: nova Lei de Licitações e educação integral norteiam os debates da tarde do primeiro dia

Todas as notícias Categorias

16/05/2024 Undime

Fórum Regional Sudeste: nova Lei de Licitações e educação integral norteiam os debates da tarde do primeiro dia

Evento é realizado em São Paulo e recebe dirigentes e técnicos dos estados da região

 

A programação do Fórum Regional Sudeste da Undime proporcionou uma análise detalhada da "Nova Lei de licitações (Lei 14.133/2021)", tema de grande interesse para os Dirigentes Municipais de Educação e técnicos das secretarias. A palestra, ministrada por Tatiana Camarão, diretora de relações institucionais do Instituto Mineiro de Direito Administrativo (IMDA), e mediada por Osório Luis Figueiredo de Souza, Dirigente Municipal de Educação de Cachoeiras de Macacu/RJ e presidente da seccional do Rio de Janeiro e vice-presidente da Região Sudeste, abordou aspectos fundamentais que os gestores precisam compreender para garantir a conformidade com a legislação.

Tatiana repassou informações direcionadas aos Dirigentes de Educação, a fim de que eles possam realizar processos licitatórios com mais agilidade, transparência e com maior qualidade na seleção de fornecedores e prestadores de serviços. “Acredito que assim, os municípios estejam preparados a operar corretamente os recursos financeiros, para fortalecer a governança nas instituições educacionais e assegurar que sejam direcionados de forma mais eficaz para o desenvolvimento e melhoria do ensino, impactando positivamente a qualidade da educação oferecida à população”, afirmou.

A educação para a sustentabilidade foi o mote da palestra"Educar para um futuro responsável"  apresentada por Karyne Alencar, gerente de relações institucionais da Santillana Brasil, que abordou sobre como o ensino de práticas sustentáveis às crianças e jovens influencia positivamente o futuro das gerações. Karyne falou ainda sobre o Prêmio Escolas Sustentáveis, uma parceria da Fundação Santillana, OEI e Santillana, que visa reconhecer e dar visibilidade para escolas que desenvolvam projetos sustentáveis. O prêmio, que reconhece projetos sustentáveis criados e desenvolvidos dentro das escolas, envolve três países: Brasil Colômbia e México, e ocorrerá em duas etapas, uma selecionará os vencedores nacionais. As inscrições estão abertas até o dia 30 de junho e mais informações podem ser acessadas em www.premioescolassustentaveis.com/home

Para encerrar as atividades do primeiro dia, um debate enriquecedor sobre "Educação integral, integrada e integradora e as dimensões do ser". Com a participação de Aline Zero Soares, coordenadora de projetos de Educação Integral em Tempo Integral no MEC; Márcio Sobral, chefe do Núcleo de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção na Controladoria-Geral da União; Marcos Antonio Fari Junior, professor de Educação Física e mestre em educação; e Maria Lúcia Voto, gerente de Gestão do Instituto Ayrton Senna, sob a mediação de Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE e presidente nacional da Undime, os participantes exploraram diversas perspectivas sobre a importância da educação integral na formação dos estudantes.

O Fórum Regional Sudeste da Undime continua nesta sexta-feira, 17 de maio, com mais debates e reflexões em busca de soluções para os desafios enfrentados pela educação básica pública brasileira.

Para mais informações sobre o evento, acesse: https://forunsregionais.undime.org.br/regional-sudeste 


Parceria institucional