15/12/2022 Undime
Após hiato de três anos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) retomou, nesta terça-feira, 13 de dezembro, a realização do evento presencial do Censo Escolar 2022. A reunião técnica ocorreu em três dias seguidos, na sede da Autarquia, em Brasília. Durante todo os dias, os participantes receberam orientações sobre o envio de informações para a pesquisa estatística.
Cerca de 90 profissionais que contribuem para a coleta de dados do Censo Escolar participaram da reunião. Os encontros dos dias 13 e 14 de dezembro são voltados para todos os participantes — entre eles coordenadores dos estados e dos municípios capitais, além de representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e da equipe técnica da Coordenação-Geral do Censo Escolar da Educação Básica da Diretoria de Estatísticas Educacionais do Inep (CGCEB/Deed). Já no dia 15, a reunião técnica esteve voltada apenas para os coordenadores estaduais.
O presidente do Inep substituto, Carlos Eduardo Moreno, participou da abertura do evento e apresentou a palestra “A importância do sistema de informações para a educação brasileira”. Em sua explanação, Moreno lembrou que a Constituição Federal apresenta garantias legais de direito à educação para todas as pessoas com idade entre 4 e 17 anos.
Além disso, destacou a necessidade da compreensão do conteúdo do Plano Nacional de Educação (PNE), o que considera um desafio permanente. De acordo com Moreno, sintetizando as 20 metas do PNE, são encontradas nove metas que falam sobre acesso, trajetória e aprendizado. “Isso é muito forte para mim, para identificar a importância do nosso trabalho, assim como fazer uma reflexão crítica sobre quais são as políticas públicas que buscam o atingimento dessas metas”.
A diretora de Estatísticas Educacionais substituta, Célia Gedeon, também agradeceu a colaboração de todos os envolvidos na realização da pesquisa estatística, inclusive a equipe técnica da Diretoria de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais (DTDIE) do Inep, que dá suporte no Sistema Educacenso. “O trabalho do censo é grandioso e de muita importância para a educação brasileira. Todos vocês fazem parte desse trabalho”, finalizou.
Aline Perfeito, coordenadora-geral do Censo Escolar da Educação Básica substituta, deu boas-vindas aos participantes e lembrou a importância da retomada da reunião técnica e da parceria de todos os envolvidos na pesquisa estatística para que o encontro acontecesse.
Na sequência, foi realizada a mesa redonda “O Novo Ensino Médio e a declaração do Censo Escolar”, apresentada por Fernando Wirthmann, da Secretaria de Educação Básica do MEC (SEB); Joelma Kremer, da Setec/MEC; e Ana Gabriela Gomes Aguiar, servidora da Deed do Inep.
No período da tarde do dia 13, os participantes conversaram ainda sobre o acompanhamento da coleta do Censo Escolar 2022, seguido da pauta “Pesquisa da Comunicação do Censo Escolar” e atividades integradoras.
O segundo dia do evento, 14 de dezembro, contou com a seguinte programação: Mesa “Educação de Jovens e Adultos e o Censo Escolar”; Pesquisa Talis; Boas práticas do processo de Migração; Informes gerais e atividades integradoras.
Na quinta-feira (15), os coordenadores estaduais debateram sobre alteração da Portaria n.º 316/2007 e Avaliação do processo convenial (inclusive de 2023/2024), além de realizarem atividades integradoras.
Homenagem
O design gráfico da Diretoria de Estudos Educacionais (Dired) Marcos Hartwich foi homenageado no primeiro dia de evento. O colaborador do Inep é o criador do logo do Censo Escolar. O símbolo dá identidade à pesquisa estatística e é motivo de orgulho para os colaboradores do censo. O logo é utilizado em diversos objetos, como camisetas, agendas, cadernos, canecas, lápis, entre outros.
Saiba mais sobre o Censo Escolar
Fonte: Inep (com alterações)
Fotos: Inep
Esse é o primeiro encontro técnico presencial da pesquisa estatística após três anos; evento foi realizado de 13 a 15/12, na sede do Instituto, em Brasília Após hiato de três anos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) retomou, nesta terça-feira, 13 de dezembro, a realização do evento presencial do Censo Escolar 2022. A reunião técnica ocorreu em três dias seguidos, na sede da Autarquia, em Brasília. Durante todo os dias, os participantes receberam orientações sobre o envio de informações para a pesquisa estatística. Cerca de 90 profissionais que contribuem para a coleta de dados do Censo Escolar participaram da reunião. Os encontros dos dias 13 e 14 de dezembro são voltados para todos os participantes — entre eles coordenadores dos estados e dos municípios capitais, além de representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e da equipe técnica da Coordenação-Geral do Censo Escolar da Educação Básica da Diretoria de Estatísticas Educacionais do Inep (CGCEB/Deed). Já no dia 15, a reunião técnica esteve voltada apenas para os coordenadores estaduais. O presidente do Inep substituto, Carlos Eduardo Moreno, participou da abertura do evento e apresentou a palestra “A importância do sistema de informações para a educação brasileira”. Em sua explanação, Moreno lembrou que a Constituição Federal apresenta garantias legais de direito à educação para todas as pessoas com idade entre 4 e 17 anos. Além disso, destacou a necessidade da compreensão do conteúdo do Plano Nacional de Educação (PNE), o que considera um desafio permanente. De acordo com Moreno, sintetizando as 20 metas do PNE, são encontradas nove metas que falam sobre acesso, trajetória e aprendizado. “Isso é muito forte para mim, para identificar a importância do nosso trabalho, assim como fazer uma reflexão crítica sobre quais são as políticas públicas que buscam o atingimento dessas metas”. A diretora de Estatísticas Educacionais substituta, Célia Gedeon, também agradeceu a colaboração de todos os envolvidos na realização da pesquisa estatística, inclusive a equipe técnica da Diretoria de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais (DTDIE) do Inep, que dá suporte no Sistema Educacenso. “O trabalho do censo é grandioso e de muita importância para a educação brasileira. Todos vocês fazem parte desse trabalho”, finalizou. Aline Perfeito, coordenadora-geral do Censo Escolar da Educação Básica substituta, deu boas-vindas aos participantes e lembrou a importância da retomada da reunião técnica e da parceria de todos os envolvidos na pesquisa estatística para que o encontro acontecesse. Na sequência, foi realizada a mesa redonda “O Novo Ensino Médio e a declaração do Censo Escolar”, apresentada por Fernando Wirthmann, da Secretaria de Educação Básica do MEC (SEB); Joelma Kremer, da Setec/MEC; e Ana Gabriela Gomes Aguiar, servidora da Deed do Inep. No período da tarde do dia 13, os participantes conversaram ainda sobre o acompanhamento da coleta do Censo Escolar 2022, seguido da pauta “Pesquisa da Comunicação do Censo Escolar” e atividades integradoras. O segundo dia do evento, 14 de dezembro, contou com a seguinte programação: Mesa “Educação de Jovens e Adultos e o Censo Escolar”; Pesquisa Talis; Boas práticas do processo de Migração; Informes gerais e atividades integradoras. Na quinta-feira (15), os coordenadores estaduais debateram sobre alteração da Portaria n.º 316/2007 e Avaliação do processo convenial (inclusive de 2023/2024), além de realizarem atividades integradoras. Homenagem O design gráfico da Diretoria de Estudos Educacionais (Dired) Marcos Hartwich foi homenageado no primeiro dia de evento. O colaborador do Inep é o criador do logo do Censo Escolar. O símbolo dá identidade à pesquisa estatística e é motivo de orgulho para os colaboradores do censo. O logo é utilizado em diversos objetos, como camisetas, agendas, cadernos, canecas, lápis, entre outros. Saiba mais sobre o Censo Escolar Fonte: Inep (com alterações)Fotos: Inep