14/10/2025 Undime
Vice-presidente da Undime, Idilvan Alencar, destaca a importância da valorização docente e da garantia de direitos como pilares da educação pública
A Undime marcou presença, nesta terça-feira (14), na Sessão Solene do Senado Federal em comemoração ao Dia do Professor, celebrado na quarta-feira (15). A homenagem foi uma iniciativa da senadora Professora Dorinha Seabra (União/TO).
A instituição foi representada pelo vice-presidente, Idilvan Alencar, Dirigente Municipal de Educação de Fortaleza/CE, que durante sua fala, destacou a importância de garantir direitos e valorizar a profissão docente como pilares para o fortalecimento da educação pública no Brasil.
Segundo Idilvan, a essência da celebração está justamente na garantia dos direitos dos profissionais da educação. Ele lembrou que conquistas como o novo Fundeb, aprovado há cinco anos, foram determinantes para assegurar condições mais justas e sustentáveis para professores e estudantes em todo o país. “O Fundeb é, sem dúvida, a maior conquista da educação brasileira nas últimas décadas. Ele garante que professores e alunos tenham seus direitos preservados e que a educação pública continue avançando”, afirmou.
O vice-presidente também reforçou a importância de proteger o piso salarial dos professores, instrumento que, segundo ele, simboliza a valorização contínua da categoria. “Já se escuta rumores de possíveis retrocessos, e precisamos agir com rapidez e firmeza para impedir qualquer pessoa ou movimento que ameace essa valorização. Não podemos abrir mão do piso. Ele é a garantia de que o professor seja valorizado todos os anos”, ressaltou.
O dirigente pontuou ainda desafios que precisam ser enfrentados, como o excesso de alunos por sala de aula, o fortalecimento da educação inclusiva e o enfrentamento da violência nas escolas, temas que, segundo ele, exigem políticas públicas e ações efetivas.
Idilvan também chamou atenção para a importância de adotar medidas simples, mas de grande impacto no cotidiano dos professores, como garantir que esses profissionais possam realizar suas refeições nas próprias escolas. Para ele, ações como essa expressam de maneira concreta o reconhecimento e o respeito à profissão docente. “Valorizar o professor também é pensar nas condições humanas e básicas do seu dia a dia. São gestos que fortalecem o vínculo com a escola e demonstram, na prática, o compromisso com quem ensina”, destacou.
Ao encerrar sua participação, o vice-presidente da Undime ressaltou que celebrar o Dia do Professor é mais do que fazer homenagens. “Valorizar o educador vai além do discurso. É preciso adotar medidas concretas que façam diferença no cotidiano das escolas, ações que garantam condições dignas de trabalho, oportunidades de formação e respeito à profissão docente. Essa é a forma mais justa e verdadeira de reconhecer quem dedica a vida a ensinar e transformar o futuro do nosso país”.
Fonte e fotos: Undime
Vice-presidente da Undime, Idilvan Alencar, destaca a importância da valorização docente e da garantia de direitos como pilares da educação pública A Undime marcou presença, nesta terça-feira (14), na Sessão Solene do Senado Federal em comemoração ao Dia do Professor, celebrado na quarta-feira (15). A homenagem foi uma iniciativa da senadora Professora Dorinha Seabra (União/TO). A instituição foi representada pelo vice-presidente, Idilvan Alencar, Dirigente Municipal de Educação de Fortaleza/CE, que durante sua fala, destacou a importância de garantir direitos e valorizar a profissão docente como pilares para o fortalecimento da educação pública no Brasil. Segundo Idilvan, a essência da celebração está justamente na garantia dos direitos dos profissionais da educação. Ele lembrou que conquistas como o novo Fundeb, aprovado há cinco anos, foram determinantes para assegurar condições mais justas e sustentáveis para professores e estudantes em todo o país. “O Fundeb é, sem dúvida, a maior conquista da educação brasileira nas últimas décadas. Ele garante que professores e alunos tenham seus direitos preservados e que a educação pública continue avançando”, afirmou. O vice-presidente também reforçou a importância de proteger o piso salarial dos professores, instrumento que, segundo ele, simboliza a valorização contínua da categoria. “Já se escuta rumores de possíveis retrocessos, e precisamos agir com rapidez e firmeza para impedir qualquer pessoa ou movimento que ameace essa valorização. Não podemos abrir mão do piso. Ele é a garantia de que o professor seja valorizado todos os anos”, ressaltou. O dirigente pontuou ainda desafios que precisam ser enfrentados, como o excesso de alunos por sala de aula, o fortalecimento da educação inclusiva e o enfrentamento da violência nas escolas, temas que, segundo ele, exigem políticas públicas e ações efetivas. Idilvan também chamou atenção para a importância de adotar medidas simples, mas de grande impacto no cotidiano dos professores, como garantir que esses profissionais possam realizar suas refeições nas próprias escolas. Para ele, ações como essa expressam de maneira concreta o reconhecimento e o respeito à profissão docente. “Valorizar o professor também é pensar nas condições humanas e básicas do seu dia a dia. São gestos que fortalecem o vínculo com a escola e demonstram, na prática, o compromisso com quem ensina”, destacou. Ao encerrar sua participação, o vice-presidente da Undime ressaltou que celebrar o Dia do Professor é mais do que fazer homenagens. “Valorizar o educador vai além do discurso. É preciso adotar medidas concretas que façam diferença no cotidiano das escolas, ações que garantam condições dignas de trabalho, oportunidades de formação e respeito à profissão docente. Essa é a forma mais justa e verdadeira de reconhecer quem dedica a vida a ensinar e transformar o futuro do nosso país”. Fonte e fotos: Undime