15/08/2024 Undime
Encontro reuniu dirigentes municipais, especialistas, pesquisadores, gestores públicos e lideranças educacionais para conversar sobre desafios e oportunidades que o modelo apresenta para o fortalecimento da gestão educacional brasileira
O presidente da Undime Região Sudeste e Undime/SP, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, representou a instituição, nesta quarta-feira (14), no evento "Regime de Colaboração Intermunicipal: Por que é preciso potencializar esse mecanismo?", em Brasília.
Realizado pela rede de ADEs do Brasil, o encontro teve por objetivo debater a partir de discussões relacionadas ao novo Plano Nacional de Educação e ao Sistema Nacional de Educação, o Regime de Colaboração Intermunicipal. Nesse sentido, dirigentes municipais, especialistas, pesquisadores, gestores públicos e lideranças educacionais se reuniram para conversar sobre desafios e oportunidades que o modelo apresenta para o fortalecimento da gestão educacional brasileira.
Os participantes foram convidados a conhecer as lideranças de 22 iniciativas, de 12 diferentes estados brasileiros que decidiram se organizar em Arranjos de Desenvolvimento de Educação (ADEs) ou Consórcios, visando superar a inequidade entre os municípios, o isolamento e as fragilidades financeiras, técnicas e administrativas.
O representante da Undime participou da primeira mesa de debates que tratou sobre "Experiências de Regime de Colaboração Intermunicipal (RCI) e porque é preciso potencializar esse mecanismo" junto a Maurício Holanda, secretário da Sase/MEC; Karla Janys, Dirigente Municipal de Educação de Açailândia/MA, presidente da Undime/MA e líder do ADE Adera (MA); e Felipe Camarão, vice-governador e secretário de Estado de Educação do Maranhão. A mediação foi de Fernando Abrucio, doutor em Ciência Política pela USP, professor e pesquisador da FGV-SP.
O evento contou ainda com outras três mesas de debates que pautaram discussões sobre início de gestão e a importância do Regime de Colaboração Intermunicipal; durante a gestão e metas comuns à luz dos Planos Municipais de Educação; e final da gestão: diálogos sobre a transição de gestão em experiências de RCI.
Fonte/Fotos: Undime
Encontro reuniu dirigentes municipais, especialistas, pesquisadores, gestores públicos e lideranças educacionais para conversar sobre desafios e oportunidades que o modelo apresenta para o fortalecimento da gestão educacional brasileira O presidente da Undime Região Sudeste e Undime/SP, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, representou a instituição, nesta quarta-feira (14), no evento "Regime de Colaboração Intermunicipal: Por que é preciso potencializar esse mecanismo?", em Brasília. Realizado pela rede de ADEs do Brasil, o encontro teve por objetivo debater a partir de discussões relacionadas ao novo Plano Nacional de Educação e ao Sistema Nacional de Educação, o Regime de Colaboração Intermunicipal. Nesse sentido, dirigentes municipais, especialistas, pesquisadores, gestores públicos e lideranças educacionais se reuniram para conversar sobre desafios e oportunidades que o modelo apresenta para o fortalecimento da gestão educacional brasileira. Os participantes foram convidados a conhecer as lideranças de 22 iniciativas, de 12 diferentes estados brasileiros que decidiram se organizar em Arranjos de Desenvolvimento de Educação (ADEs) ou Consórcios, visando superar a inequidade entre os municípios, o isolamento e as fragilidades financeiras, técnicas e administrativas. O representante da Undime participou da primeira mesa de debates que tratou sobre "Experiências de Regime de Colaboração Intermunicipal (RCI) e porque é preciso potencializar esse mecanismo" junto a Maurício Holanda, secretário da Sase/MEC; Karla Janys, Dirigente Municipal de Educação de Açailândia/MA, presidente da Undime/MA e líder do ADE Adera (MA); e Felipe Camarão, vice-governador e secretário de Estado de Educação do Maranhão. A mediação foi de Fernando Abrucio, doutor em Ciência Política pela USP, professor e pesquisador da FGV-SP. O evento contou ainda com outras três mesas de debates que pautaram discussões sobre início de gestão e a importância do Regime de Colaboração Intermunicipal; durante a gestão e metas comuns à luz dos Planos Municipais de Educação; e final da gestão: diálogos sobre a transição de gestão em experiências de RCI. Fonte/Fotos: Undime