15/08/2019 Undime
Separar os participantes em salas de oficinas e minicursos já é tradição nos Fóruns da Undime, e desta vez não foi diferente. Na tarde do penúltimo dia da 17º edição do evento, os 1.500 dirigentes e técnicos municipais se uniram em grupos comandados por especialistas em diversas áreas para debater variados temas relevantes para educação.
Maria Isabel de Almeida, dirigente municipal de São Domingos (SE), inscreveu-se em “O processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos municípios: elaboração dos currículos pelas redes de ensino e dos projetos político-pedagógicos pelas escolas”. Segundo a secretária, o objetivo é adquirir novos conhecimentos sobre o tema. “Aqui nós estamos buscando conhecimento para transmitir aos nossos professores e para a equipe gestora do município, e assim sair da nossa zona de conforto”, diz.
Na sala ao lado, o minicurso “O uso da plataforma do Busca Ativa Escolar” abordava o enfrentamento da exclusão e do fracasso escolar. Segundo Júlia Ribeiro, oficial de educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Brasil tem hoje cerca de 6,5 milhões de crianças e adolescentes que apresentam distorção entre idade e série. “Nós desenvolvemos um site (https://trajetoriaescolar.org.br/) em que cada escola, em cada estado, pode ter acesso a esses dados. O objetivo central é apoiar estados e municípios na implementação de ações, projetos e políticas que contribuam para o enfrentamento do fracasso escolar”, explicou.
Márcia Almeida, dirigente municipal de Cabo Frio (RJ), reconhece que o número de crianças e adolescentes fora da escola ainda é grande. Para ela, os municípios devem fazer a sua parte. “Infelizmente em 2017, apesar de termos nos cadastrado na ferramenta Busca Ativa Escolar, não foi dada continuidade na utilização. Agora estamos retomando com o compromisso de colocar para funcionar”, finalizou.
Fonte/Fotos: Undime
Separar os participantes em salas de oficinas e minicursos já é tradição nos Fóruns da Undime, e desta vez não foi diferente. Na tarde do penúltimo dia da 17º edição do evento, os 1.500 dirigentes e técnicos municipais se uniram em grupos comandados por especialistas em diversas áreas para debater variados temas relevantes para educação.Maria Isabel de Almeida, dirigente municipal de São Domingos (SE), inscreveu-se em “O processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos municípios: elaboração dos currículos pelas redes de ensino e dos projetos político-pedagógicos pelas escolas”. Segundo a secretária, o objetivo é adquirir novos conhecimentos sobre o tema. “Aqui nós estamos buscando conhecimento para transmitir aos nossos professores e para a equipe gestora do município, e assim sair da nossa zona de conforto”, diz. Na sala ao lado, o minicurso “O uso da plataforma do Busca Ativa Escolar” abordava o enfrentamento da exclusão e do fracasso escolar. Segundo Júlia Ribeiro, oficial de educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Brasil tem hoje cerca de 6,5 milhões de crianças e adolescentes que apresentam distorção entre idade e série. “Nós desenvolvemos um site (https://trajetoriaescolar.org.br/) em que cada escola, em cada estado, pode ter acesso a esses dados. O objetivo central é apoiar estados e municípios na implementação de ações, projetos e políticas que contribuam para o enfrentamento do fracasso escolar”, explicou.Márcia Almeida, dirigente municipal de Cabo Frio (RJ), reconhece que o número de crianças e adolescentes fora da escola ainda é grande. Para ela, os municípios devem fazer a sua parte. “Infelizmente em 2017, apesar de termos nos cadastrado na ferramenta Busca Ativa Escolar, não foi dada continuidade na utilização. Agora estamos retomando com o compromisso de colocar para funcionar”, finalizou. Fonte/Fotos: Undime