Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Audiência discute MP sobre repasse de recursos federais para educação infantil

Todas as notícias Categorias

15/08/2016 Undime

Audiência discute MP sobre repasse de recursos federais para educação infantil

(Foto: César Ogata/Prefeitura de São Paulo)

A comissão mista criada para examinar a medida provisória que trata do repasse de União para a educação infantil nos municípios e no Distrito Federal (MP 729/16) promove audiência pública sobre o tema nesta terça-feira (16).

O texto estabelece novos critérios para que entes federados tenham acesso ao apoio financeiro da União para a educação infantil, redefinindo valores e formas de repasse.

O novo critério obriga municípios e o Distrito Federal a ampliarem anualmente, com base no Censo Escolar da Educação Básica, o número de matriculas e a cobertura (vagas) em creches para crianças de 0 a 48 meses cujas famílias sejam beneficiárias do Bolsa Família ou do BPC.

Caberá ao ministro do Desenvolvimento Social e Agrário estabelecer uma meta anual de matriculas a fim de atender, até 2024, pelo menos 50% das crianças atendidas pelo Bolsa Família ou pelo BPC.

O ente federado que cumprir a meta mínima terá direito ao apoio financeiro suplementar de até 50% do valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente para educação infantil. Caso a meta não seja cumprida, o repasse cai para até 25% do valor anual mínimo por aluno.

Críticas

Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), com a MP a União reduziu os recursos repassados como apoio à manutenção da educação infantil. Além de restringir o número de crianças beneficiadas, diminuiu o valor transferido por criança matriculada para os municípios e Distrito Federal.

Embora o texto da MP estabeleça que garante apoio financeiro às prefeituras que ampliarem o número de matrículas em creches, vinculadas ao Bolsa Família ou que tenham aumentado a cobertura de crianças beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada, a confederação estima que a redução deve afetar em torno de 2,2 mil municípios e 200 mil crianças.

Além da CNM, foram convidados para debater a medida provisória representantes dos ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social; da União Nacional dos Dirigentes Municipais; do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação; da Confederação Nacional de Trabalhadores da Educação; e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Participação popular

A audiência é interativa e qualquer pessoa poderá fazer perguntas, comentários e sugestões pelo portal e-Cidadania e pelo Alô Senado (0800-612211).

O debate está marcado para as 14h30, na sala 6 da ala Nilo Coelho, no Senado Federal.14h30, no plenário 19, da ala Alexandre Costa, no Senado.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA: MPV-729/2016

Fonte: Agência Câmara Notícias

http://goo.gl/Mj1mqi


Parceria institucional