Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Prazo para escolha do livro didático é prorrogado

Todas as notícias Categorias

15/08/2016 Undime

Prazo para escolha do livro didático é prorrogado

Escolas terão até a próxima segunda-feira, 15, para selecionarem as obras que serão utilizadas pelos estudantes em 2017

O prazo para a escolha do livro didático foi prorrogado para a próxima segunda-feira, 15/08. Até a tarde desta sexta-feira, 12, cerca de 20% das escolas públicas do país ainda não haviam selecionado as obras que serão utilizadas pelos estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) a partir de 2017. Professores, diretores e coordenadores pedagógicos que ainda não o fizeram, devem finalizar o processo de escolha no Sistema PDDE Interativo, disponível no portal eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Até às 14h desta sexta-feira, 80,75% das escolas tinham realizado a escolha. Em 5,29% das unidades de ensino a seleção das obras ainda estava em elaboração e 13,96% ainda não haviam iniciado o processo. A rede pública do Paraná é uma das mais adiantadas, com mais de 94% das escolas com a escolha realizada. Por outro lado, a rede pública do Amapá é a que apresenta os números mais baixos. Apenas 36% das escolas finalizaram o processo de escolha.

Nesta edição do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), serão selecionadas coleções didáticas que englobam todos os componentes curriculares dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano): língua portuguesa, matemática, língua estrangeira moderna (inglês e espanhol), ciências da natureza, história, geografia e arte.

Como regra básica, devem ser selecionadas duas opções de coleções de cada componente curricular, de editoras diferentes. Caso não seja possível a aquisição dos livros da editora da primeira opção, o FNDE negociará as obras da segunda opção. Caso a escola não queira receber livros de algum componente, basta manter a indicação inicial do sistema: “Não desejo receber livros deste componente”. Ou seja, se registrar escolha para alguns componentes e deixar de marcar em outros, só receberá os livros que escolheu. Se gravar a escolha sem marcar nenhum componente, não receberá qualquer obra.

Por outro lado, se o colégio não acessar o sistema ou não registrar opção em nenhum momento, será encaminhada, compulsoriamente, uma das coleções aprovadas de cada componente curricular.

Veja abaixo quadro com situação dos estados em relação à escolha do livro:

Fonte: FNDE

http://goo.gl/mwo2WG


Parceria institucional