15/04/2019 Undime

Todas as notícias Categorias

Fórum da Undime Rio de Janeiro debate regime de colaboração

Terminou na última sexta-feira (12) o 73º Fórum Estadual da Undime Rio de Janeiro. O evento reuniu cerca de 100 Dirigentes Municipais de Educação e técnicos das secretarias para debater o Regime de Colaboração e ações integradas para assegurar a manutenção, o desenvolvimento e a universalização do ensino obrigatório, garantindo a aprendizagem do aluno.

O evento, que começou na quarta-feira (10), teve como foco a eleição da diretoria executiva para o biênio 2019-2021 e a aprovação do novo estatuto da entidade.

Na ocasião, Lenine Lemos, Dirigente Municipal de Educação de Queimados, foi eleito como presidente da Seccional e Stella Salomão, Dirigente de Educação em Angra dos Reis, é a nova vice-presidente.

O presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), Alessio Costa Lima, esteve presente no Fórum e mediou uma mesa com o Tribunal de Contas do Estado sobre a conjuntura e realidade dos investimentos na Educação em âmbito nacional, estadual e municipal. Esse momento foi precedido por uma homenagem dos dirigentes a secretária executiva da Seccional, Marlise Alves, pela longa jornada de dedicação à Undime RJ. "Parabéns Marlise pela dedicação e sua contribuição a construção da história da Undime no Estado do Rio de Janeiro e também junto a Undime Nacional", disse Alessio.

O recém eleito presidente da Seccional, agradeceu a presença de todos e, em especial, a do presidente Alessio. "Foi realmente um fórum muito especial e marcará nossas vidas como educadores que somos. Agradecemos de coração a condução do presidente Alessio que foi essencial para que o clima ainda ficasse melhor. Teremos um biênio de muita luta na proposta de renovação do Fundeb, manutenção das verbas viculadas entre outras", destacou ele.

Programação

A abertura do evento foi marcada pela conferência sobre Regime de Colaboração e os desafios para a oferta da educação como direito humano. Além disso, foram realizados debates sobre "Regime de Colaboração e fortalecimento da Gestão Escolar", Olimpíada de Língua Portuguesa, avaliação e mesa redonda ministrada por representantes do Ministério Público, Unicef e Undime que falou sobre a Busca Ativa Escolar e as alternativas para solução dos problemas.

Durante o Fórum foi realizado atendimento e suporte presencial para o uso da plataforma Conviva Educação aos participantes.

Fonte: Undime/ Fotos: Unidme RJ

Todas as notícias Todas as categorias