13/12/2024 Undime
O evento, realizado pela Undime/RN, debateu temas como educação infantil, inclusão, saúde mental, educação antirracista e uso de celulares mas escolas
Mais de 1.400 educadores se reuniram para discutir os desafios da educação no Seminário Crescendo Juntos, que aconteceu na quinta-feira, 5 de dezembro, no Teatro Riachuelo. O evento, realizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (Undime/RN) debateu temas como educação infantil, inclusão, saúde mental, educação antirracista e uso de celulares mas escolas.
O seminário foi aberto com uma palestra do professor Paulo Fochi sobre como a educação infantil pode promover a participação ativa das crianças em seu próprio processo de aprendizagem. Em seguida aconteceu a entrega da Medalha Professora Justina Iva aos municípios com as melhores práticas educacionais desenvolvidas pelos municípios potiguares e indicadores educacionais.
Ao longo do dia, o evento recebeu nomes como a professora e escritora Bárbara Carine, vencedora do Prêmio Jabuti 2024 com o livro “Como ser um educadores antirracista”; a especialista em Educação da UNICEF, Verônica Bezerra; a professora Jussara Hoffmann; o poeta Guilherme Ramalho; e o professor Nelson Pretto, que fechou a programação de palestras com uma discussão sobre o uso de tecnologias nas escolas.
Em sua palestra, o professor propõe o uso do celular nas escolas com o controle dos aplicativos. “Ao proibir o celular nas escolas a gente deixa de preparar professores e jovens para enfrentarem o problema
Não é proibir celular na escola, mas a escola precisa ser fortalecida para enfrentar isso. Porque quando o aluno sai, vai para as redes sociais e seus pais também estão lá”, afirma.
Joária Vieira, presidente da Undime/RN, fez um balanço positivo da segunda edição do seminário, destacando a variedade de temas e a grande participação de educadores de várias partes do Rio Grande do Norte. “O evento superou as expectativas de público, de envolvimento e de participação. Foram trabalhados temas do dia a dia das escolas e, sendo dessa forma, os participantes puderam se ver dentro desses temas e partilharam suas experiências”, concluiu.
O evento, realizado pela Undime/RN, debateu temas como educação infantil, inclusão, saúde mental, educação antirracista e uso de celulares mas escolas Mais de 1.400 educadores se reuniram para discutir os desafios da educação no Seminário Crescendo Juntos, que aconteceu na quinta-feira, 5 de dezembro, no Teatro Riachuelo. O evento, realizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (Undime/RN) debateu temas como educação infantil, inclusão, saúde mental, educação antirracista e uso de celulares mas escolas. O seminário foi aberto com uma palestra do professor Paulo Fochi sobre como a educação infantil pode promover a participação ativa das crianças em seu próprio processo de aprendizagem. Em seguida aconteceu a entrega da Medalha Professora Justina Iva aos municípios com as melhores práticas educacionais desenvolvidas pelos municípios potiguares e indicadores educacionais. Ao longo do dia, o evento recebeu nomes como a professora e escritora Bárbara Carine, vencedora do Prêmio Jabuti 2024 com o livro “Como ser um educadores antirracista”; a especialista em Educação da UNICEF, Verônica Bezerra; a professora Jussara Hoffmann; o poeta Guilherme Ramalho; e o professor Nelson Pretto, que fechou a programação de palestras com uma discussão sobre o uso de tecnologias nas escolas. Em sua palestra, o professor propõe o uso do celular nas escolas com o controle dos aplicativos. “Ao proibir o celular nas escolas a gente deixa de preparar professores e jovens para enfrentarem o problemaNão é proibir celular na escola, mas a escola precisa ser fortalecida para enfrentar isso. Porque quando o aluno sai, vai para as redes sociais e seus pais também estão lá”, afirma. Joária Vieira, presidente da Undime/RN, fez um balanço positivo da segunda edição do seminário, destacando a variedade de temas e a grande participação de educadores de várias partes do Rio Grande do Norte. “O evento superou as expectativas de público, de envolvimento e de participação. Foram trabalhados temas do dia a dia das escolas e, sendo dessa forma, os participantes puderam se ver dentro desses temas e partilharam suas experiências”, concluiu.