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14/10/2024 Undime

Undime participa de debate sobre Diretrizes Nacionais para o Profissional de Apoio Escolar

Instituição foi representada pelo presidente nacional, Alessio Costa Lima; e pela presidente da Região Nordeste e Undime Sergipe, Josevanda Franco

 


O presidente nacional da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, Alessio Costa Lima, e a presidente da Região Nordeste e Undime Sergipe, Josevanda Franco, Dirigente Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro/SE, participaram, na quinta-feira, 10 de outubro, do Painel de Especialistas para debater o relatório sobre o Profissional de Apoio Escolar.

O encontro aconteceu em Brasília, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e teve por objetivo reunir especialistas de diferentes setores para conhecimento do relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho sobre o Profissional de Apoio Escolar, com o intuito de sugerir eventuais aprimoramentos ao documento. A iniciativa foi da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação (MEC).

Também participaram autoridades e especialistas na área da educação especial na perspectiva inclusiva, representantes dos Poderes Legislativo e Executivo, além de representantes de instituições e organizações da sociedade civil.

No encontro, foi debatido o relatório produzido pelo Grupo de Trabalho que contempla o perfil, as atribuições e a formação necessária para o exercício do profissional de apoio escolar com as Diretrizes Nacionais. O grupo de trabalho (GT) foi instituído pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), por meio da Portaria nº 41/2024. Ao final, serão analisadas todas as sugestões apresentadas no Painel pelos atores envolvidos para que um documento final seja consolidado.

A secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, Zara Figueiredo, ressaltou a necessidade da definição sobre quais são as atribuições do profissional de apoio nas salas de aula, além de quais são as formações que ele precisa ter para exercer essa função. De acordo com a secretária, isso é importante principalmente neste momento, em que as pessoas com espectro autista estão sendo finalmente incluídas na sociedade e nas escolas em salas comuns. “Precisamos produzir um documento sólido que represente os anseios da sociedade, mas também das redes de ensino”.

O Painel de Especialistas sobre as Diretrizes Nacionais para o Profissional de Apoio Escolar surgiu devido à demanda presente nos sistemas de ensino que, na ausência de diretrizes nacionais sobre o profissional de apoio escolar, está adotando alternativas próprias em nível estadual e municipal.

O grupo de trabalho realizou reuniões virtuais síncronas por meio da plataforma Teams. A conclusão dos trabalhos foi consolidada em um relatório final, que contempla o perfil, as atribuições e a formação necessária para o exercício a ser realizado pelo profissional de apoio escolar.

Fonte: Undime com informações do MEC
Fotos: Undime


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