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14/09/2016 Undime

17ª edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã divulga resultado

O único prêmio exclusivo para professores de Arte do Brasil anuncia os cinco projetos vencedores em Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA). No dia 9 de novembro acontece a cerimônia de premiação no SESC Consolação, em São Paulo.

Entre 807 inscritos na 17ª edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã cinco projetos foram vencedores e outros cinco receberam menção honrosa. Os professores premiados são do Estado de São Paulo e de Pernambuco. O Prêmio conta com a cooperação da Unesco no Brasil.

Desenvolvidos em diversas regiões do país, os trabalhos foram analisados primeiramente nas etapas local e regional, por professores de Arte (em todas as linguagens) de universidades que compõem a Rede Arte na Escola de todo Brasil. Nessas classificatórias foram definidos os 276 semifinalistas e 25 finalistas. A decisão coube a uma comissão nacional, formada por especialistas em Artes Visuais, Música, Dança, Teatro e Cidadania, que elegeu os vencedores (relação abaixo) nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA). Como novidade a premiação mudou o seu formato para inscrições e metodologia de avaliação totalmente on-line e bateu o recorde de inscrições.

O Prêmio Arte na Escola Cidadã por meio da Lei de Incentivo a Cultura e patrocínio do Banco Bradesco acontece desde o ano 2000 e tem o objetivo de revelar, reconhecer e dar visibilidade a iniciativas criadas e desenvolvidas unicamente por professores de Arte do ensino básico de todo o Brasil. Hoje são cerca de 526 mil[1] educadores responsáveis pela matéria nas escolas do país.

Para esta edição, os projetos deveriam ter sido realizados nos anos de 2014, 2015 e/ou concluídos até maio de 2016 em escolas de ensino regular, públicas ou particulares, em uma das quatro linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Um detalhe é que todos os inscritos, independente da classificação, recebem uma prancha em formato A3 com uma proposição pedagógica para ser utilizada em sala de aula. A publicação desse ano conta um material educativo baseado na obra “O Sol quente no sertão”, do gravurista e cordelista pernambucano J.Borges, artista homenageado.

Premiação – Os professores vencedores receberão R$ 10 mil, a oportunidade de participar da cerimônia de entrega dos prêmios em São Paulo, uma vivência cultural na cidade, publicações, além de certificado de participação e um troféu. As escolas nas quais os projetos premiados foram desenvolvidos também receberão prêmios, entre os quais a doação de um computador e uma câmera digital. Os vencedores terão ainda seus projetos educativos registrados em documentários produzidos pelo Instituto Arte na Escola.

Confira os vencedores da 17ª edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã:

EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto: Diversidade Étnica: brincadeiras, jogos, danças e histórias
Professora: Janeide de Sousa Silva
Escola: Creche e Pré-Escola Central da Universidade de São Paulo
Cidade: São Paulo/SP

ENSINO FUNDAMENTAL 1
Projeto: Em busca da felicidade
Professora: Tatiana Yukie Nakamoto
Escola: Escola Estadual Professora Irene Ribeiro
Cidade: São Paulo/SP

ENSINO FUNDAMENTAL 2
Projeto: Cerâmica: Arte Elementar
Professor: Emanuel Guedes Soares da Costa
Escola: Colégio Municipal Professor Nivaldo Xavier de Araújo
Cidade: Itambé/PE

ENSINO MÉDIO
Projeto: Cidade Subjetiva
Professor: Leandro Aparecido de Jesus
Escola: Escola Estadual Benedicto Leme Vieira Neto
Cidade: Salto de Pirapora/SP

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Projeto: “Eu venho do mundo”: a reafirmação das raízes Pankararu no contexto escolar
Professor: Leno Ricardo Vidinha de Freitas
Escola: EMEF José de Alcântara Machado Filho
Cidade: São Paulo/SP

MENÇÕES HONROSAS
A comissão de avaliação nacional concedeu Menção Honrosa a cinco projetos. Os professores receberão certificados.

EDUCAÇÃO INFANTIL
“O mundo das cores de Amandos Sell”, Cintia Beatriz Machado Pereira, Itapoá/SC.

ENSINO FUNDAMENTAL 1
“Arte: diálogos entre cores e linhas”, Alex Rosato, São Paulo/SP.

ENSINO FUNDAMENTAL 2
“Fotografia criativa com adolescentes na escola”, Vanessa Trein Pohren, Ivoti/RS.

Ensino Médio
“Diários gráficos – o processo como obra”, Mauricio Cezar Pascoaleto, Niterói/RJ.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
“Barro: igrejas barrocas de Minas Gerais”, Zilcleia de Oliveira Alves Ferreira, São Lourenço/MG.

[1] Fonte: MEC/Inep/DEED/Censo Escolar 2014. Elaboração: Todos Pela Educação.

Fonte: Ascom Instituto Arte na Escola


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