Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Plano de Ações Articuladas terá novo ciclo

Todas as notícias Categorias

12/11/2015 Undime

Plano de Ações Articuladas terá novo ciclo

(Foto: FNDE)

Durante seminário que reuniu prefeitos e secretários de educação do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, 12, em Canoas (RS), o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Idilvan Alencar, informou que o novo ciclo do Plano de Ações Articuladas (PAR) está prestes a iniciar. O plano é o instrumento por meio do qual os entes federados recebem apoio técnico e financeiro do FNDE.

A nova fase terá vigência de 2015 a 2018 e estará atrelada ao Plano Nacional de Educação (PNE). “É importante que os prefeitos façam uma avaliação do ciclo que acabou de se encerrar, para ter a noção exata do que o município precisa daqui para frente”, afirmou Alencar. “Além disso, precisam pensar no plano de modo a assegurar a continuidade das ações, mesmo que haja mudança na gestão devido às eleições municipais do ano que vem”. O presidente disse que em breve os gestores receberão mais informações sobre o novo PAR.

Escritório – Técnicos do FNDE estiveram presentes ao II Ciclo de Seminários da Undime/RS com mais um Escritório FNDE. A ação é voltada a levar atendimento institucional individualizado a estados e municípios que recebem recursos da autarquia por meio de diversos programas, como transporte escolar, alimentação e obras – escolas, creches e quadras poliesportivas. A intenção é solucionar problemas e esclarecer dúvidas dos gestores.

A secretária de educação da cidade de Alpestre (RS), Edília Zanatta, procurou o Escritório para tirar dúvidas quanto ao PAR de seu município. “Tinha uma necessidade pontual, que foi atendida, e também aproveitei para compreender bem todos os aspectos relacionados ao PAR”, disse, referindo-se à palestra específica sobre o tema, promovida durante o encontro. Já o prefeito da cidade gaúcha de Charqueadas, Davi Gilmar, foi em busca de auxílio referente a duas obras no município, que estão paradas devido a problemas com as empresas contratadas para as construções. “Agora, com os esclarecimentos, já sabemos que providências tomar”, afirmou.

Até agora, 22 estados já receberam o apoio do Escritório, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e outras entidades que representam o setor. O número de atendimentos realizados foi de mais de 5,7 mil.

Os atendimentos do Escritório FNDE no II Ciclo de Seminários da Undime/RS seguirá nesta sexta-feira, 13, durante todo o dia, na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas.

Autor: FNDE

http://zip.net/btsnFK


Parceria institucional