Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Webinário discute desafios e perspectivas dos Anos Finais do Ensino Fundamental

Todas as notícias Categorias

13/09/2022 Undime

Webinário discute desafios e perspectivas dos Anos Finais do Ensino Fundamental

Evento virtual ocorre no dia 15 de setembro e reúne especialistas da área para propor soluções para essa etapa de ensino

Na próxima quinta-feira (15), às 14 horas, ocorre o webinário “Anos Finais do Ensino Fundamental: desafios e perspectivas”. O evento trará os resultados das 14 pesquisas aplicadas apoiadas pelo Itaú Social e pela Fundação Carlos Chagas ocorridas em escolas públicas de dez estados do Brasil. As inscrições podem ser realizadas no site do Itaú Social e contará com certificado para quem participar.

O webinário também realizará rodas de conversas que discutirão sobre os desafios da educação durante os Anos Finais do Ensino Fundamental (período que compreende o 6º ao 9º ano). Entre os problemas estão o índice de evasão escolar na transição para o Ensino Médio e a ausência de programas e políticas que tenham como objetivo enfrentar estes pontos críticos.

As rodas de conversas contarão com especialistas no tema como o presidente da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), Luiz Miguel Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/ SP; e a secretária estadual de educação do Maranhão e representante do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Leuzinete Pereira da Silva. O evento será mediado pela gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Itaú Social, Patrícia Mota Guedes, e pela coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, Sandra Unbehaum.

A fase dos Anos Finais é considerada uma das etapas mais desafiadoras da educação básica, pois seus estudantes se encontram na transição da infância para a adolescência e lidam com transformações físicas, emocionais e comportamentais.

Na programação do evento, Itaú Social e Fundação Carlos Chagas apresentarão um documento com recomendações para os Anos Finais, baseado nos achados das pesquisas realizadas por meio do Edital de Pesquisa Anos Finais do Ensino Fundamental: adolescências, qualidade e equidade na escola pública.

Pesquisas Anos Finais

Docentes e pesquisadores se dedicaram por mais de dois anos a desenvolver pesquisas aplicadas em parceria com escolas públicas municipais e estaduais. A realização desses projetos ocorreu em parceria com universidades e identificou os desafios cotidianos enfrentados por educadores e estudantes, além de indicar recomendações para superá-los. Os 14 projetos estão disponíveis no site.


Anos Finais do Ensino Fundamental: desafios e perspectivas
Quando: 15 de setembro, quinta-feira
Horário: a partir das 14 horas
Transmissão: canal do YouTube do Itaú Social 
Inscrição: https://www.itausocial.org.br/divulgacao/entendendo-os-anos-finais/#inscrevase 

Fonte: Itaú Social

https://www.itausocial.org.br/noticias/webinario-discute-desafios-e-perspectivas-dos-anos-finais-do-ensino-fundamental/ 


Parceria institucional