Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Seccionais da Undime em Santa Catarina, Mato Grosso e Pará realizam fóruns estaduais e elegem nova diretoria

Todas as notícias Categorias

13/04/2017 Undime

Seccionais da Undime em Santa Catarina, Mato Grosso e Pará realizam fóruns estaduais e elegem nova diretoria

Essa semana as seccionais da Undime em Santa Catarina, Mato Grosso e Pará realizaram os fóruns estaduais e elegeram as novas diretorias. A Undime Sergipe também elegeu os novos representantes do estado. O fórum, entretanto, já havia sido realizado no dia 30 de março.

Com a realização dos fóruns desta semana, já são 24 seccionais da Undime com diretorias eleitas para o biênio 2017/ 2019. Para fechar o ciclo, faltam apenas os fóruns da Undime Bahia e Ceará, ambos previstos para acontecer no fim de abril.

Saiba como foram os fóruns dessa semana:

Santa Catarina

A 16ª edição do Fórum Estadual da Undime Santa Catarina aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de abril, no auditório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), localizado na capital Florianópolis (SC). O fórum reuniu 360 participantes. Desse total, 180 eram dirigentes municipais de educação. Os demais eram prefeitos e técnicos das secretarias de educação. Ao longo do evento foram debatidos os seguintes assuntos: programas e ações da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/ MEC) para os municípios; Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic); recursos da educação municipal; valorização profissional; Conferência Nacional de Educação (Conae); monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação; Regime de Colaboração; transporte escolar; Plano de Ações Articuladas (PAR); e Novo Mais Educação. O Fórum contou ainda com a participação da vice-presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Costa Rica (MS), Manuelina Martins. Na ocasião, houve eleição para a diretoria que assumirá no biênio 2017/ 2019. O Dirigente Municipal de Educação de Joinville (SC), Roque Antônio Mattei, foi eleito presidente da seccional.


Mato Grosso

A Undime Mato Grosso realizou o 13º Fórum Estadual a partir do tema "A dimensão dos princípios éticos, políticos e estéticos em uma educação pública com qualidade social". O evento também aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de abril, no auditório da Escola Superior do Tribunal de Contas de Mato Grosso, em Cuiabá (MT). Segundo a seccional, 174 pessoas estavam inscritas, sendo 87 dirigentes municipais de educação. O objetivo do Fórum foi proporcionar discussões sobre a organização do currículo e das situações de aprendizagem, sobre os procedimentos de avaliação, a prática administrativa e pedagógica na gestão municipal, os critérios de alocação e aplicação de recursos de forma eficaz e transparente, entre outras questões. Tudo isso de maneira prática e coerente com os valores estéticos, políticos e éticos que inspiram a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Na ocasião, a Dirigente Municipal de Educação de Brasnorte (MT), Terezinha Assmann, foi eleita presidente da Undime MT.


Pará

O Fórum Estadual Ordinário da Undime Pará foi realizado nos dias 11 e 12 de abril, em Belém (PA). Ao longo dos dois dias foram debatidos assuntos relacionados à temática “Dirigente Municipal de Educação: construindo gestão com colaboração e inovação”. O evento reuniu aproximadamente 250 pessoas entre dirigentes municipais de educação, técnicos da secretaria de educação, estudantes e educadores em geral. De acordo com a programação foram pautados assuntos como: implementação dos Sistemas Municipais de Educação e atuação dos Conselhos Municipais de Educação na legalização das escolas; regime de colaboração; importância dos processos de licitação e prestação de contas; Censo Escolar; Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic); Conviva Educação; Conferência Nacional de Educação (Conae) 2018 e orientações para as Conferências Municipais de Educação; Plataforma Freire e perspectivas de abertura de novas turmas do Parfor e de formação continuada; educação do campo; e Plano de Ações Articuladas (PAR). Na oportunidade, houve eleição para a nova diretoria da seccional para o biênio 2017/ 2019. A Dirigente Municipal de Educação de Marituba (PA), Katia Cristina de Souza Santos, foi eleita presidente.


Sergipe

O Fórum da Undime Sergipe foi realizado no dia 30 de março (clique aqui para saber mais). A eleição, porém, aconteceu no dia 12 de abril. O Dirigente Municipal de Educação de Itabaianinha (SE), José Thiago Alves de Carvalho, foi eleito presidente da seccional para o biênio 2017/ 2019.

Fonte: Undime


Parceria institucional