12/09/2024 Undime
Transmissão será pelo Conviva Educação e no canal do Ministério no Youtube
Na terça-feira, 17 de setembro, às 15h (horário de Brasília), a Undime, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), realizará videoconferência para apresentar a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq).
A Pneerq, instituída pela Portaria nº 470, de 14 de maio de 2024, tem como objetivo implementar ações e programas educacionais voltados à superação das desigualdades étnico-raciais e do racismo nos ambientes de ensino, além de promover a política educacional para a população quilombola. O público-alvo inclui gestores, professores, funcionários e alunos.
Participam da transmissão ao vivo Wilma de Nazaré Baía Coelho, diretora de Políticas de Educação Étnico-Racial e Educação Escolar Quilombola do MEC; Eduardo Fernandes de Araújo, coordenador-geral de Educação Escolar Quilombola do MEC; Lara Oliveira Vilela, coordenadora-geral de Educação para as Relações Étnico-Raciais do MEC. A mediação será feita por Anderson Passos, Dirigente Municipal de Educação de Aratuípe/BA e presidente da Undime Bahia.
São compromissos da Pneerq:
- Estruturar um sistema de metas e monitoramento e assegurar a implementação do art. 26-A da Lei nº 9.394, de 1996;
- Formar profissionais da educação para gestão e docência no âmbito da educação para relações étnico-raciais (Erer) e da educação escolar quilombola (EEQ);
- Induzir a construção de capacidades institucionais para a condução das políticas de Erer e EEQ nos entes federados;
- Reconhecer avanços institucionais de práticas educacionais antirracistas;
- Contribuir para a superação das desigualdades étnico-raciais na educação brasileira;
- Consolidar a modalidade educação escolar quilombola, com implementação das Diretrizes Nacionais;
- Implementar protocolos de prevenção e resposta ao racismo nas escolas (públicas e privadas) e nas instituições de educação superior.
Participarão da videoconferência representantes da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação e da Undime. O encontro virtual será transmitido pelo Conviva Educação e pelo canal do MEC no YouTube.
Para participar não é necessário realizar inscrição! Basta acessar: convivaeducacao.org.br/videoconferencia
Quem acompanhar ao vivo e preencher a lista de presença receberá uma declaração de participação.
Fonte: Conviva Educação
Transmissão será pelo Conviva Educação e no canal do Ministério no Youtube Na terça-feira, 17 de setembro, às 15h (horário de Brasília), a Undime, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), realizará videoconferência para apresentar a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq). A Pneerq, instituída pela Portaria nº 470, de 14 de maio de 2024, tem como objetivo implementar ações e programas educacionais voltados à superação das desigualdades étnico-raciais e do racismo nos ambientes de ensino, além de promover a política educacional para a população quilombola. O público-alvo inclui gestores, professores, funcionários e alunos. Participam da transmissão ao vivo Wilma de Nazaré Baía Coelho, diretora de Políticas de Educação Étnico-Racial e Educação Escolar Quilombola do MEC; Eduardo Fernandes de Araújo, coordenador-geral de Educação Escolar Quilombola do MEC; Lara Oliveira Vilela, coordenadora-geral de Educação para as Relações Étnico-Raciais do MEC. A mediação será feita por Anderson Passos, Dirigente Municipal de Educação de Aratuípe/BA e presidente da Undime Bahia. São compromissos da Pneerq: - Estruturar um sistema de metas e monitoramento e assegurar a implementação do art. 26-A da Lei nº 9.394, de 1996;- Formar profissionais da educação para gestão e docência no âmbito da educação para relações étnico-raciais (Erer) e da educação escolar quilombola (EEQ);- Induzir a construção de capacidades institucionais para a condução das políticas de Erer e EEQ nos entes federados;- Reconhecer avanços institucionais de práticas educacionais antirracistas;- Contribuir para a superação das desigualdades étnico-raciais na educação brasileira;- Consolidar a modalidade educação escolar quilombola, com implementação das Diretrizes Nacionais;- Implementar protocolos de prevenção e resposta ao racismo nas escolas (públicas e privadas) e nas instituições de educação superior. Participarão da videoconferência representantes da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação e da Undime. O encontro virtual será transmitido pelo Conviva Educação e pelo canal do MEC no YouTube. Para participar não é necessário realizar inscrição! Basta acessar: convivaeducacao.org.br/videoconferencia Quem acompanhar ao vivo e preencher a lista de presença receberá uma declaração de participação. Fonte: Conviva Educação