Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Presidente da Undime toma posse no Conselho Nacional de Educação

Todas as notícias Categorias

12/07/2016 Undime

Presidente da Undime toma posse no Conselho Nacional de Educação

O presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação (DME) de Tabuleiro do Norte (CE), Alessio Costa Lima, tomou posse como Conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CEB/ CNE), na manhã desta segunda-feira (11), em cerimônia realizada na sede do Conselho em Brasília (DF). Junto a ele outros 11 conselheiros tomaram posse.

Essa é primeira vez que um presidente da Undime em exercício assume o cargo de conselheiro no Conselho Nacional de Educação. Professor Alessio Costa Lima é bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestre em Políticas Públicas e Sociedade e doutor em Educação, na Linha de Pesquisa de Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professor da Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado do Ceará e professor do Curso de Administração da Universidade Estadual Vale do Acarau (UVA). Atualmente, além de exercer a função de DME Tabuleiro do Norte (CE) e presidente da Undime, é membro do Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e do Fórum Nacional de Educação (FNE).

A nomeação do presidente da Undime para compor o Conselho Nacional de Educação ocorreu ainda na gestão da ex-presidenta Dilma Rousseff, em maio. Entretanto, a ratificação se deu apenas no último dia 4 de julho, já no governo do presidente interino Michel Temer, por meio de publicação no Diário Oficial da União.

Para Alessio, o novo cargo representa uma grande responsabilidade. "É uma honra estar como conselheiro da Câmara de Educação Básica do CNE. Além de representar os 5.569 Dirigentes Municipais de Educação do país, tenho agora a missão de colaborar para a melhoria da qualidade da educação pública brasileira por meio dos trabalhos que vamos desenvolver no âmbito do Conselho Nacional de Educação. Sou muito grato pela oportunidade e espero trabalhar, sobretudo, no sentido de contribuir para que a educação pública do nosso país possa avançar", comentou.

O presidente do Conselho Nacional de Educação, Gilberto Gonçalves Garcia, afirmou que o CNE elegeu a educação básica como tema principal para o desenvolvimento dos trabalhos e disse que espera poder contar com a colaboração de todos os conselheiros. "Nós vivemos um momento bastante delicado na política pública brasileira, sobretudo na política pública da educação. Eu conto com o máximo apoio dos colegas para que aqui, no CNE, nós possamos contribuir para a construção ou a reconstrução da pauta da educação brasileira com muita escuta, diálogo e necessidade de convergência para o bem da educação brasileira".

O ministro da Educação, Mendonça Filho presidiu a cerimônia de posse. Na oportunidade reforçou que os desafios da educação brasileira ainda são muitos e citou como prioridade alguns deles: universalização da educação infantil; melhora no índice de alfabetização da população; melhorias nas políticas públicas referentes à formação de professores; reformulação do Ensino Médio; implementação da escola em tempo integral; e a Base Nacional Comum Curricular.

CNE - O Conselho Nacional de Educação (CNE), composto pelas Câmaras de Educação Básica e de Educação Superior, tem atribuições normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro de Estado da Educação, de forma a assegurar a participação da sociedade no aperfeiçoamento da educação nacional. A primeira reunião do Conselho está agendada para agosto.

Confira abaixo os nomes dos conselheiros empossados:

Câmara de Educação Básica:
Alessio Costa Lima;
Eduardo Deschamps;
Gersem José Dos Santos Luciano;
José Francisco Soares;
Nilma Santos Fontanive; e
Suely Melo De Castro Menezes.

Câmara de Educação Superior:
Antonio Araújo Freitas Júnior;
Antonio Carbonari Netto;
Francisco César De Sá Barreto;
José Loureiro Lopes; e
Luiz Roberto Liza Curi.

Veja mais fotos da cerimônia de posse:

Fonte/ Fotos: Undime


Parceria institucional