Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Presidente da Undime é indicado para compor o Conselho Nacional de Educação

Todas as notícias Categorias

12/05/2016 Undime

Presidente da Undime é indicado para compor o Conselho Nacional de Educação

O Diário Oficial da União (DOU) da última quarta-feira (11) tornou pública a lista dos novos conselheiros que vão compor o Conselho Nacional de Educação. O presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte (CE), Alessio Costa Lima, foi indicado para compor a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CEB/ CNE). A informação consta no Decreto de 10 de maio de 2016, do Poder Executivo.

Alessio comemorou a notícia e afirmou que "é uma honra para qualquer profissional da educação ter a oportunidade de compor o Conselho Nacional de Educação, instância máxima da educação em nosso país. Acredito que, a partir da minha experiência como Dirigente Municipal de Educação e na condição de presidente da Unidme, entidade que representa 5.570 municípios, certamente, vou poder contribuir em relação aos trabalhos da Câmara de Educação Básica, no sentido de trazer para o Conselho a realidade dos sistemas de ensino".

O presidente é bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestre em Políticas Públicas e Sociedade e doutor em Educação em Linha de Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, além de Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte (CE) e presidente da Undime, ele é membro do Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e do Fórum Nacional de Educação (FNE).

Junto a ele, foram indicados para compor a Câmara de Educação Básica o atual presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Eduardo Deschamps; a presidenta do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Maria Izabel Noronha; e o professor do curso de Licenciatura Específica de Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Gersem Luciano. Para a Câmara de Educação Superior (CES) foram designados: o atual presidente do Inep, Luiz Roberto Curi; Maria Lúcia Neder e José Lopes.

O Decreto, assinado pela presidenta Dilma Rousseff, reconduz à Câmara de Educação Básica: Antonio Carlos Ronca, Antonio Ibañez Ruiz e Rafale Ramacciotti. No caso da Câmara de Educação Superior, foram reconduzidos os conselheiros Luiz Dourado e José Romão.

CNE

O Conselho Nacional de Educação é um órgão colegiado integrante do Ministério da Educação, instituído pela Lei 9.131/ 1995, com a finalidade de colaborar na formulação da Política Nacional de Educação e exercer atribuições normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro da Educação. O Conselho tem por missão a busca democrática de alternativas e mecanismos institucionais que possibilitem, no âmbito de sua esfera de competência, assegurar a participação da sociedade no desenvolvimento, aprimoramento e consolidação da educação nacional de qualidade.

Fonte/ Foto: Undime


Parceria institucional