Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Videoconferência debate "Diagnóstico de Equidade Étnico-Racial: onde estamos e aonde precisamos chegar"

Todas as notícias Categorias

12/04/2024 Undime

Videoconferência debate "Diagnóstico de Equidade Étnico-Racial: onde estamos e aonde precisamos chegar"

Transmissão será na segunda-feira, dia 15 de abril


Na próxima segunda-feira, 15 de abril, a Undime e o Ministério da Educação realizam videoconferência com o tema "Diagnóstico de Equidade Étnico-Racial: onde estamos e aonde precisamos chegar". A transmissão ao vivo será pela plataforma Conviva Educação, às 15h (horário de Brasília), com retransmissão pelo canal do MEC no YouTube.

Além de conversar sobre a temática de equidade étnico-racial, a ideia é aproveitar a oportunidade para tirar dúvidas a respeito do questionário "Diagnóstico Equidade", disponível no Simec, orientar o preenchimento e reforçar a importância dessa ação.

O debate vai contar com a participação da secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), Zara Figueiredo; do presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama (CE), Alessio Costa Lima; do diretor de Auditoria de Políticas Sociais e de Segurança Pública da Secretaria Federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União (CGU), Cassio Mendes; do diretor da Atricon e conselheiro do TCE-RS, Cezar Miola; e o secretário de Estado da Educação de São Paulo, Renato Feder.

Para participar, não é preciso realizar inscrição prévia, basta acessar convivaeducacao.org.br/videoconferencia

Sobre o questionário

O MEC, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), lançou o Diagnóstico de Equidade no dia 21 de março, Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial. O instrumento está disponível no módulo Plano de Ações Articuladas 4 (PAR 4) do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).

O Diagnóstico Equidade é composto por um conjunto de perguntas que devem ser respondidas pelas secretarias de Educação de todo o país e ajudarão a compreender como vem sendo cumprida pelas redes a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afrobrasileira, africana e indígena, conforme determina o artigo 26-A, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Saiba mais aqui.

Fonte: Conviva Educação

(Atualizado em 15/04/2024)


Parceria institucional