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11/02/2025 Undime

Lançado guia para coordenadores pedagógicos

Publicação do Ministério da Educação integra o Programa Escola das Adolescências e instrumentaliza a liderança pedagógica dentro da escola. Evento de lançamento está disponível no canal do MEC no YouTube

(Foto: Divulgação/MEC)

 

Um Guia de Apoio ao Desenvolvimento Profissional de Coordenadores(as) Pedagógicos(as) foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB). A publicação, divulgada nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, instrumentaliza a liderança pedagógica das escolas, tanto para o próprio desenvolvimento profissional quanto para a implementação das ações que estruturam a política. O lançamento, que integra o eixo de desenvolvimento profissional do Programa Escola das Adolescências, está disponível no canal do MEC no YouTube. 

“Os coordenadores pedagógicos são profissionais fundamentais para a qualidade do processo educacional, porque eles têm a responsabilidade de facilitar todas as relações no ambiente e no contexto escolar”, apontou o consultor da Coordenação-Geral de Ensino Fundamental (Cogef) do MEC, Victor Eyng, durante o lançamento. “Eles desempenham o papel de intermediar as conversas entre professores, estudantes, familiares, responsáveis e a comunidade em geral, para melhorar a gestão pedagógica, a aprendizagem e o desenvolvimento de todos os estudantes”, finalizou. 

Uma das autoras do guia e representante do Roda Educativa, Roberta Panico, destacou como a criação do documento pode auxiliar os profissionais: “O principal propósito do guia é auxiliar os coordenadores pedagógicos a fortalecer os anos finais do ensino fundamental e a implementar essa política tão importante. Acreditamos muito no potencial desse profissional e na capacidade de criar estratégias e iniciativas que garantam que o programa seja efetivo. O coordenador é uma das principais lideranças da escola e tem o importante papel de formar novas lideranças dentro do contexto educacional”.  

O guia reúne estratégias para valorizar o contexto sociocultural e o momento de desenvolvimento dos estudantes nos anos finais do ensino fundamental. A iniciativa consolida o foco na aprendizagem, ampliando e articulando diferentes experiências formativas na perspectiva dos letramentos, do desenvolvimento socioemocional e da autonomia intelectual. 
 
 
Nesse cenário, o MEC entende que a coordenação pedagógica tem um papel essencial na liderança e na articulação da rede de saberes que é a escola, atuando em parceria com os diferentes atores para o aprendizado e desenvolvimento pleno dos estudantes, ao mesmo tempo em que proporciona oportunidades de aprendizagem à equipe docente. 

O guia foi produzido pelas especialistas Tereza Perez e Roberta Panico, que apresentaram o material junto com as experiências de rede da coordenadora pedagógica Simone Alves, do Instituto Anísio Teixeira (IAT), vinculado à Secretaria Estadual de Educação da Bahia, e Rafaela Possato, gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo. 

Escola das Adolescências – O Programa Escola das Adolescências, instituído pela Portaria nº 635/2024, é uma estratégia do governo federal de apoio técnico-pedagógico e financeiro para fortalecer os anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). Conjugando esforços da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a iniciativa busca construir uma proposta para essa etapa de ensino que se conecte com as diversas formas de viver a adolescência no Brasil; promova um espaço acolhedor; e impulsione a qualidade social da educação, melhorando o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes.   

A política inclui produção e divulgação de guias temáticos sobre os anos finais do ensino fundamental, assim como incentiva, financeiramente, escolas priorizadas segundo critérios socioeconômicos e étnico-raciais. Além disso, encoraja maior conexão com as características dos anos finais, para apoiar a construção de trajetórias de sucesso escolar. Suas estratégias se dividem em três eixos: governança; organização curricular e pedagógica; e desenvolvimento profissional.   

 

Fonte: MEC

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2025/fevereiro/lancado-guia-para-coordenadores-pedagogicos


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