Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime participa do lançamento de curso de formação em educação inclusiva, do MEC

Todas as notícias Categorias

10/12/2024 Undime

Undime participa do lançamento de curso de formação em educação inclusiva, do MEC

Objetivo da capacitação é formar professores de educação básica que atuam em salas de aula comuns, alinhando suas práticas pedagógicas aos princípios das políticas educacionais e promovendo um ensino mais inclusivo e equitativo

 

 

A Undime esteve presente no lançamento do curso “Aperfeiçoamento em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, do Ministério da Educação (MEC), realizado nesta segunda-feira, 9 de dezembro, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O evento é uma realização do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), em colaboração com a Universidade Aberta do Brasil, da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (UAB/Capes).

O objetivo da capacitação é formar professores de educação básica que atuam em salas de aula comuns, alinhando suas práticas pedagógicas aos princípios das políticas educacionais e promovendo um ensino mais inclusivo e equitativo. A iniciativa vai promover 1,25 milhão de vagas para a formação de docentes ao redor do país, de acordo com o MEC.

Na modalidade de educação a distância (EaD), o curso usará uma metodologia inovadora e será composto por quatro módulos, totalizando 120 horas. As atividades serão síncronas e assíncronas, desenvolvidas no Ambiente Virtual Colaborativo de Aprendizagem da Capes (Avacapes). Os conteúdos abordados incluem: aspectos históricos e legais da educação especial; desenvolvimento humano; ensino e aprendizagem; currículo, tecnologias e práticas pedagógicas inclusivas; além do desenvolvimento de propostas de ação que envolvem recursos didáticos e materiais pedagógicos para a inclusão do público da educação especial nas escolas e classes comuns. 

Na mesa de abertura, a Undime esteve representada presencialmente pelo presidente nacional, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE. Também participaram do evento o presidente da Undime Região Sudeste e Undime/SP, Luiz Miguel Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP; a presidente da Undime Região Nordeste e Undime/SE, Josevanda Franco, Dirigente Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro/SE; a presidente da Undime Região Sul e Undime/RS, Maristela Guasselli, Dirigente Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS; e a coordenadora institucional da Undime, Maria Edineide de Almeida Batista.

Para Alessio, o curso surge para suprir a necessidade de conhecimento e saberes dos professores. “A Undime fica feliz do MEC ter apostado nessa parceria com a Capes e as universidades públicas. Os nossos professores não foram trabalhados na sua formação inicial para vivenciar a educação inclusiva, por isso essa iniciativa é louvável e esperamos que esse curso seja só o primeiro nessa perspectiva de despertar e sensibilizar o professor para esse novo momento da educação brasileira e para que cada vez mais consigamos incorporar a educação nessa perspectiva inclusiva”, explicou.

A secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do MEC, Zara Figueiredo, e o diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, Alexandre Mapurunga, participaram do encontro por meio de um vídeo. Eles comentaram a importância do programa.

Segundo os representantes do MEC, o curso é muito esperado por uma grande parcela de professores, além de representar um divisor de águas dentro da política de educação especial na perspectiva inclusiva. Eles ainda pontuaram que, somente por meio de uma formação sólida para professores e profissionais da educação, é possível assegurar uma boa oferta e o direito à educação.

Também estiveram presentes no evento de lançamento o reitor da UFRRJ, Roberto de Souza; o diretor de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Antonio Carlos Amorim; e o coordenador-geral de Política Pedagógica da Educação Especial do MEC, Marco Antônio Melo.

O seminário contou com uma programação especial voltada ao fortalecimento da formação em Educação Inclusiva. Outras atividades do encontro tiveram a participação de educadores e especialistas no tema. Após a mesa de abertura, os presentes assistiram a uma aula inaugural e promoveram uma roda de discussão, esta última exclusiva para participantes presenciais. 

Confira aqui o vídeo com a transmissão do evento: https://www.youtube.com/watch?v=LOEqpvwZmSs

Acesse a página de inscrições do curso: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-a-distancia/universidade-aberta-do-brasil/mais-sobre-o-sistema-uab/cursos-nacionais-do-sistema-universidade-aberta-do-brasil/educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva  

Fonte: Undime (com informações do MEC)
Fotos: Undime


Parceria institucional